Estudo de validade de conteúdo por meio da avaliação de juízes de uma escala de autoeficácia socioemocional para adultos
Resumo
Este artigo tem como objetivo realizar a análise de conteúdo para levantamento de evidências de validade na pesquisa de construção da Escala de Autoeficácia Socioemocional - EAESE. Para isso contou com itens elaborados, na forma de assertivas que descrevem atitudes, crenças e sentimentos, sobretudo, dentro do contexto de situações associadas aos aspectos socioemocionais. Na pesquisa foram tabulados e verificado o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). Foram avaliados dois aspectos da Validade de Conteúdo: Pertinência e Clareza. Os resultados contribuíram para a seleção dos 60 itens, com CVC geral da escala de 0,97; enquanto separadamente, as médias dos resultados de IVC também foram de 0,97 para Clareza e de 0,97 para Pertinência. Neste sentido, foram alcançados bons índices de concordância entre os juízes na elaboração dos itens da Escala.
Texto completo:
PDFReferências
AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION – AERA, AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION – APA, AND NATIONAL COU-NCIL ON MEASUREMENT IN EDUCATION – NCME. Standards for educational and psychological testing. Washin-gton, DC: o autor, 2014.
ABED, A. L. Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica, 2014. São Paulo. Recuperado em 30 de janeiro, 2019, de http://educacaosec21.org.br/wpcontent/uploads/2013/08/habilidadessocioemocionais_ CNE.pdf
ALEXANDRE, N. M. C., & COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, 16(1): 3061-3068, 2011.
ALVES, G; SOUZA, M. S., BAPTISTA, M. N. Validade e precisão de testes psicológicos. IN AMBIEL, R. A. M; RABELO, I.S; PACANARO, S. V; ALVES, G. A. S; LEME, I. F. A. (orgs) Avaliação Psicológica: guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia: revisado e atualizado. Editora Artesã. Belo Horizonte, 2019.
BANDURA, A. Social Foundantions of Thought & Action – A Social Cognitive Theory. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1986.
BORSBOOM, D. The attack of the psychometricians. Psychometrika, 71(3), 425–440, 2006.
BUJA, A., & EYUBOGLU, N. Remarks on parallel analysis. Multivariate Behavioral Research, 27(4), 509-540, 1992.
CRONBACH, L. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
DAVIS, L. L. Instrument review: Getting the most from a panel of experts. Applied nursing research, 5(4): 194-197, 1992.
DURLAK, J. A., WEISSBERG, R. P., DYMNICKI, A. B., TAYLOR, R. D., &SCHELLINGER, K. B. The impact of Enhancing Student’s Social and Emotional Lerarning: a Meta-Analysis of School-Based Universal Interventions. Child Development, 82(1), 405-432, 2011.
HERNÁNDEZ-NIETO, R. A. Contributions to Statistical Analysis. Mérida, Venezuela: Universidad de Los Andes, 2002.
HOLGADO-TELLO, F., CHACÓN-MOSCOSO, S., BARBERO-GARCÍA, I., & VILA-ABAD, E. Polychoric versus Pearson correlations in exploratory and confirmatory factor analysis of ordinal variables. Quality and Quantity, 44(1), 153-166, 2010. doi: 10.1007/s111350089190y
ITC – INTERNATIONAL TEST COMMISSION. Diretrices internacionales para el uso de los tests, 2000. Recuperado de http://www.cop.es/tests.html
LIPNEVICH, A. A., & ROBERTS, R. D. Noncognitive Skills in Education: Emerging Research and Applications in a Variety of International Contexts. Journal of Psychology and Education, 2(2), 173-177, 2012.
LORENZO-SEVA, U., & FERRANDO, P.J. Factor: A computer program to fit the exploratory factor analysis model. Behavioral Research Methods, Instruments and Computers, 38(1), 88-91, 2006. doi: 10.3758/BF03192753
MILFONT, T. L., & FISHER, R. Testing measurement invariance across groups: Applications in cross-cultural research. International Journal of Psychological Research, 3 (1), 111-121, 2010.
Muthén, L. K., & Muthén, B. O. (2012). Mplus User’s Guide. Seventh Edition. Los Angeles, CA.
PAJARES, F. Overview of social cognitive theory and of Self-Efficacy, 2002. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2015.
PAJARES, F., & OLAZ, F. Teoria social cognitiva e auto-eficácia: uma visão geral. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 97, 114, 2008.
PEDRON, A. J. Estratégias de estudo individual de estudantes do ensino médio do Distrito Federal. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
POLIT, D. F., & BECK, C. T. The content validity index: are you sure you know what's being reported? Critique and recommendations. Research in nursing & health, 29(5): 489-497, 2006.
RABELO, I. S; BRITO, L., REGO, M. G. S. As nuances da padronização e normatização de testes psicológicos. In AMBIEL, R. A. M; RABELO, I.S; PACANARO, S. V; ALVES, G. A. S; LEME, I. F. A. (orgs) Avaliação Psicológica: guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia: revisado e atualizado. 2019. Editora Artesã. Belo Horizonte, 2019.
TILDEN, V. P., NELSON, C. A., & MAY, B. A. Use of qualitative methods to enhance content validity. Nursing Research, 39(3):172-175.1990.
Timmerman, M. E., & Lorenzo-Seva, U. Dimensionality Assessment of Ordered Polytomous Items with Parallel Analysis. Psychological Methods, 16(2), 209-220, 2011. doi: 10.1037/a0023353
TOPF, M. Three estimates of interrater reliability for nominal data. Nursing research, 35(4):253-245, 1986.
ZUMBO, D. B., GADERMANN, M. A., & ZEISSER, C. Ordinal Versions of Coefficients Alpha and Theta for Likert Rating Scales. Journal of Modern Applied Statistical Methods, 6(1), 21-29, 2007.
WYND, C. A., SCHMIDT, B., & SCHAEFER, M. A. Two quantitative approaches for estimating content validity. Western Journal of Nursing Research, 25(5): 508-518, 2003
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i40.3473
Direitos autorais 2021 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.