Estudo de validade de conteúdo por meio da avaliação de juízes de uma escala de autoeficácia socioemocional para adultos

Silvia Verônica Pacanaro, Ivan Santana Rabelo, Irene Sá Leme

Resumo


Este artigo tem como objetivo realizar a análise de conteúdo para levantamento de evidências de validade na pesquisa de construção da Escala de Autoeficácia Socioemocional - EAESE. Para isso contou com itens elaborados, na forma de assertivas que descrevem atitudes, crenças e sentimentos, sobretudo, dentro do contexto de situações associadas aos aspectos socioemocionais. Na pesquisa foram tabulados e verificado o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). Foram avaliados dois aspectos da Validade de Conteúdo: Pertinência e Clareza. Os resultados contribuíram para a seleção dos 60 itens, com CVC geral da escala de 0,97; enquanto separadamente, as médias dos resultados de IVC também foram de 0,97 para Clareza e de 0,97 para Pertinência. Neste sentido, foram alcançados bons índices de concordância entre os juízes na elaboração dos itens da Escala.


Texto completo:

PDF

Referências


AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION – AERA, AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION – APA, AND NATIONAL COU-NCIL ON MEASUREMENT IN EDUCATION – NCME. Standards for educational and psychological testing. Washin-gton, DC: o autor, 2014.

ABED, A. L. Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica, 2014. São Paulo. Recuperado em 30 de janeiro, 2019, de http://educacaosec21.org.br/wpcontent/uploads/2013/08/habilidadessocioemocionais_ CNE.pdf

ALEXANDRE, N. M. C., & COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, 16(1): 3061-3068, 2011.

ALVES, G; SOUZA, M. S., BAPTISTA, M. N. Validade e precisão de testes psicológicos. IN AMBIEL, R. A. M; RABELO, I.S; PACANARO, S. V; ALVES, G. A. S; LEME, I. F. A. (orgs) Avaliação Psicológica: guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia: revisado e atualizado. Editora Artesã. Belo Horizonte, 2019.

BANDURA, A. Social Foundantions of Thought & Action – A Social Cognitive Theory. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1986.

BORSBOOM, D. The attack of the psychometricians. Psychometrika, 71(3), 425–440, 2006.

BUJA, A., & EYUBOGLU, N. Remarks on parallel analysis. Multivariate Behavioral Research, 27(4), 509-540, 1992.

CRONBACH, L. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

DAVIS, L. L. Instrument review: Getting the most from a panel of experts. Applied nursing research, 5(4): 194-197, 1992.

DURLAK, J. A., WEISSBERG, R. P., DYMNICKI, A. B., TAYLOR, R. D., &SCHELLINGER, K. B. The impact of Enhancing Student’s Social and Emotional Lerarning: a Meta-Analysis of School-Based Universal Interventions. Child Development, 82(1), 405-432, 2011.

HERNÁNDEZ-NIETO, R. A. Contributions to Statistical Analysis. Mérida, Venezuela: Universidad de Los Andes, 2002.

HOLGADO-TELLO, F., CHACÓN-MOSCOSO, S., BARBERO-GARCÍA, I., & VILA-ABAD, E. Polychoric versus Pearson correlations in exploratory and confirmatory factor analysis of ordinal variables. Quality and Quantity, 44(1), 153-166, 2010. doi: 10.1007/s111350089190y

ITC – INTERNATIONAL TEST COMMISSION. Diretrices internacionales para el uso de los tests, 2000. Recuperado de http://www.cop.es/tests.html

LIPNEVICH, A. A., & ROBERTS, R. D. Noncognitive Skills in Education: Emerging Research and Applications in a Variety of International Contexts. Journal of Psychology and Education, 2(2), 173-177, 2012.

LORENZO-SEVA, U., & FERRANDO, P.J. Factor: A computer program to fit the exploratory factor analysis model. Behavioral Research Methods, Instruments and Computers, 38(1), 88-91, 2006. doi: 10.3758/BF03192753

MILFONT, T. L., & FISHER, R. Testing measurement invariance across groups: Applications in cross-cultural research. International Journal of Psychological Research, 3 (1), 111-121, 2010.

Muthén, L. K., & Muthén, B. O. (2012). Mplus User’s Guide. Seventh Edition. Los Angeles, CA.

PAJARES, F. Overview of social cognitive theory and of Self-Efficacy, 2002. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2015.

PAJARES, F., & OLAZ, F. Teoria social cognitiva e auto-eficácia: uma visão geral. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 97, 114, 2008.

PEDRON, A. J. Estratégias de estudo individual de estudantes do ensino médio do Distrito Federal. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.

POLIT, D. F., & BECK, C. T. The content validity index: are you sure you know what's being reported? Critique and recommendations. Research in nursing & health, 29(5): 489-497, 2006.

RABELO, I. S; BRITO, L., REGO, M. G. S. As nuances da padronização e normatização de testes psicológicos. In AMBIEL, R. A. M; RABELO, I.S; PACANARO, S. V; ALVES, G. A. S; LEME, I. F. A. (orgs) Avaliação Psicológica: guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia: revisado e atualizado. 2019. Editora Artesã. Belo Horizonte, 2019.

TILDEN, V. P., NELSON, C. A., & MAY, B. A. Use of qualitative methods to enhance content validity. Nursing Research, 39(3):172-175.1990.

Timmerman, M. E., & Lorenzo-Seva, U. Dimensionality Assessment of Ordered Polytomous Items with Parallel Analysis. Psychological Methods, 16(2), 209-220, 2011. doi: 10.1037/a0023353

TOPF, M. Three estimates of interrater reliability for nominal data. Nursing research, 35(4):253-245, 1986.

ZUMBO, D. B., GADERMANN, M. A., & ZEISSER, C. Ordinal Versions of Coefficients Alpha and Theta for Likert Rating Scales. Journal of Modern Applied Statistical Methods, 6(1), 21-29, 2007.

WYND, C. A., SCHMIDT, B., & SCHAEFER, M. A. Two quantitative approaches for estimating content validity. Western Journal of Nursing Research, 25(5): 508-518, 2003




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i40.3473



Direitos autorais 2021 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.