Avaliação de alunos: construindo um parecer avaliativo de produção do e-Aval publicada entre 2008 e 2010
Resumo
Este Parecer, desenvolvido na disciplina Prática de Avaliação do Mestrado Profissional em Avaliação, da Faculdade Cesgranrio, teve por objetivo analisar 14 artigos publicados nos anos de 2008 a 2010, classificados no eixo temático Avaliação de Alunos, categoria Avaliação de Desempenho Cognitivo ou de Aprendizagem e incorporados ao banco de dados e-Aval deste curso. Nele, foram analisados os principais elementos constitutivos dessa produção científica, entre outros: o problema; objeto e objetivo de estudo; abordagem avaliativa e resultados. Verificou-se que apesar dos artigos apresentarem o termo “avaliação” em suas palavras-chave ou no título e se relacionarem de alguma forma à temática, não desenvolveram uma avaliação normativa que privilegiasse os aspectos da metodologia da avaliação e adotados na análise desses artigos.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 31 jan. 2020.
BRIÃO, R. da C.; SOUZA, E. N. de; CASTRO, R. A. de; RABELO, E. R. Estudo de coorte para avaliar o desempenho da equipe de enfermagem em teste teórico, após treinamento em parada cardiorrespiratória. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, v. 17, n. 1, p. 40-45, jan./fev. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000100007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v17n1/pt_07.pdf. Acesso em: 25 jan. 2020.
CARDOSO, O.; PENIN, S. T. de S. A sala de aula como campo de pesquisa: aproximações e a utilização de equipamentos digitais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 113-128, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v35n1/a08v35n1.pdf. Acesso em: 1 fev. 2020.
DIAS, K. Z.; SILVA, R. C. D. da; PEREIRA, L. D.; PERISSINOTO, J.; BERGAMINI, C. de Q. Avaliação da linguagem oral e escrita em sujeitos com Síndrome de Asperger. Revista CEFAC, Campinas, SP, v. 11, supl. 2, p. 240-250, mar. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-18462009005000004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v11s2/217-07.pdf. Acesso em: 13 fev. 2020.
DOMINGUES, R. C. L.; AMARAL, E.; ZEFERINO, A. M. B. Os diferentes olhares na avaliação de alunos em estágio clínico supervisionado. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 55, n. 4, p. 458-462, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-42302009000400023. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/ramb/v55n4/a23v55n4.pdf. Acesso em: 14 mar. 2020.
ELLIOT, L. G. O estado da arte da avaliação: recortes e possibilidades de estudos. In: LEITE, L. S. (org.). O estado da arte da avaliação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018. p. 99-134.
ELLIOT, L. G. Meta-avaliação: das abordagens às possibilidades de aplicação. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 941-964, out./dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n73/11.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.
ESTEBAN, M. T. Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 573-592, set./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000300005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n51/05.pdf. Acesso em: 6 fev. 2020.
FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.
FUNDAÇÃO CESGRANRIO. Faculdade Cesgranrio. E-Aval. Sobre o projeto. In: FUNDAÇÃO CESGRANRIO. Faculdade Cesgranrio. E-Aval. Página inicial, Rio de Janeiro: Faculdade Cesgranrio, 2020. Disponível em: http://mestrado.fge2.com.br/aval/site/page?view=sobre. Acesso em: 24 fev. 2020.
GINDRI, G.; KESKE-SOARES, M.; MOTA, H. B. Memória de trabalho, consciência fonológica e hipótese de escrita. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri, SP, v. 19, n. 3, p. 313-322, jul./set. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-56872007000300010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pfono/v19n3/a10v19n3.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
LEITE, L. S. Critério. 2019. Notas de aula, slides.
LEITE, L. S.; AGUIAR, G. da S.; OLIVEIRA, A. C. de A. M.; TESSEROLLI, A. C. R. F.; DANTAS, C. M. de A. O estado da arte da avaliação: analisando aspectos do conteúdo dos artigos registrados. In: LEITE, L. S. (org.). O estado da arte da avaliação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018. p. 71-98.
LEITE, L. S.; FERREIRA, S. M. M. R.; FREITAS, S. R. N. de. Uma proposta de categorização de artigos da área de avaliação. In: LEITE, R. H.; ARAÚJO, K. H.; SILVA, L. M. da (org.). Avaliação educacional: estudos e práticas institucionais de eficácia. Fortaleza: EdUECE, 2017. p. 218-235.
LEITE, L. S.; FREITAS, S. R. N. de. O estado da arte da avaliação 2001-2013: construindo o processo de descrição do projeto de pesquisa. In: LEITE, L. S. (org.). O estado da arte da avaliação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018. p. 13-40.
MACÊDO, L.; LIMA, I.; CARDOSO, F.; BERESFORD, H. Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 15, n. 3, p. 431-440, set./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382009000300007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbee/v15n3/a07v15n3.pdf. Acesso em: 28 jan. 2020.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS, W. de A.; PINTO, L. F. da S.; MIRANDA, J. F. A.; MOÇO, E. T. S. M. Experiência de prova prática na seleção para a residência médica: exequibilidade, segurança e importância deste processo de avaliação. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 32, n. 4, p. 525-533, out./dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000400016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v32n4/v32n4a16.pdf. Acesso em: 14 fev. 2020.
MÓL, D. A. R.; WECHSLER, S. M. Avaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 391-399, jul./dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000200010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v12n2/v12n2a10.pdf. Acesso em: 28 jan. 2020.
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Procedimentos úteis na identificação de situações geradoras de projetos de pesquisa em educação. Tecnologia de Projetos, [S. l.], jul. 2008. Disponível em: http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/%7BDE8632A0-2A49-4FE3-BD3F-9997919D9C0A%7D_Procedimentos%20para%20identificacao%20de%20situacao%20geradora%20de%20projeto%20PDF.pdf. Acesso em: 2 fev. 2020.
PAULA, G. R.; MOTA, H. B.; KESKE-SOARES, M.A terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri, SP, v. 17, n. 2, p. 175-184, maio/ago. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-56872005000200006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pfono/v17n2/v17n2a05.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
PAVANI, R. A. B.; SILVA, E. de F.; MORAES, M. S. de. Avaliação da informação sobre drogas e sua relação com o consumo de substâncias entre escolares. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 204-216, jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-790X2009000200010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v12n2/10.pdf. Acesso em: 14 fev. 2020.
PENNA FIRME, T. Avaliação x pesquisa. In: SILVA, A. C. da (org.). Avaliação e pesquisa: conceitos e reflexões. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. Multifoco, 2014. p. 61-72.
PEREIRA, M. G. A seção de resultados de um artigo científico. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, DF, v. 22, n. 2, p. 353-354, abr./jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742013000300020. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v22n2/v22n2a17.pdf. Acesso em: 21 mar. 2020.
PINHEIRO, L. B. D; DIÓGENES, P. N.; FILGUEIRAS, M. de. C.; ANDON, A. P. de V.; LOPES, E. A. B. Conhecimento de graduandos em fisioterapia na Universidade de Fortaleza sobre o Sistema Único de Saúde. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 211-216, jul./set. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1809-29502009000300004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/fp/v16n3/04.pdf. Acesso em: 28 jan. 2020.
ROSEMBERG, F. Políticas de educação infantil e avaliação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 148, p. 44-75, jan./abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742013000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n148/04.pdf. Acesso em: 6 fev. 2020.
SCRIVEN, M. Avaliação: um guia de conceitos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
SILVA, C. M. T. da. Afinal, o que é avaliação?. In: SILVA, A. C. da (org.). Avaliação e pesquisa: conceitos e reflexões. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. Multifoco, 2014. p. 11-38.
SILVA, M. C. R. da; VENDRAMINI, C. M. M.; LOPES, F. L. Diferenças entre gênero e perfil sócio-econômico no exame nacional de desempenho do estudante. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP, v.15, n.3, p. 185-202, nov. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772010000300010. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/aval/v15n3/10.pdf. Acesso em: 7 fev. 2020.
SMYTHE, I.; EVERATT, J. Dyslexia diagnosis in different languages. In: PEER, L.; REID, G. (ed.). Multilingualism, literacy and dyslexia. London: David Fulton, 2000. p. 12-21.
SMYTHE, I.; EVERATT, J.; AL‐MENAYE, N.; XIANYOU, H.; CAPELLINI, S.; GYARMATHY, E.; SIEGEl, L. S. Predictors of word‐level literacy amongst Grade 3 children in five diverse languages. Dyslexia, [London], v. 14, n. 3, p. 170-187, aug. 2008.
SMYTHE, I.; EVERATT, J.; SALTER, R. (ed.). International book of dyslexia: a guide to practice and resources. [London]: Jonh Wiley & Sons, 2004.
SOUSA, S. Z. 40 Anos de contribuição à avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 16, n. 31, p. 7-35, jan./jun. 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae163120052140. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2140/2097. Acesso em: 15 set. 2020.
STIVANIN, L.; SCHEUER, C. I. Comparação do tempo de latência entre nomeação e leitura em escolares. Psicologia em Estudo, Maringá, PR, v. 13, n. 1, p. 89-96, jan./mar. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722008000100011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pe/v13n1/v13n1a10.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.
TEIXEIRA, C. R. O "Estado da Arte": a concepção de avaliação educacional veiculada na produção acadêmica do programa de pós-graduação em educação: currículo (1975-2000). Cadernos de Pós-Graduação–Educação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 59-66, jan./dez. 2006. DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v5n1.1845. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1845. Acesso em: 24 fev. 2020.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
VILARINHO, L. R. G.; PEREZ, K. T.; FERREIRA, S. M. M. R. Prática de avaliação: a construção de pareceres avaliativos em uma disciplina oferecida em um mestrado profissional. Com a Palavra, o Professor, Vitória da Conquista, BA, v. 4, n. 10, p. 123-136, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.388. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/388. Acesso em: 31 jan. 2020.
WORTHEN, B. R.; SANDERS, J. R.; FITZPATRICK, J. L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i37.3172
Direitos autorais 2020 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.