Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos

Ilza Ferreira da Silva, Ligia Gomes Elliot, Nilma Santos Fontanive

Resumo


Ao avaliar o desempenho de estudantes do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos, no Exame Nacional do Ensino Médio 2014, o estudo, realizado em 2016 e defendido em 2017, focalizou os candidatos que optaram pela Certificação de Conclusão do Ensino Médio. Foram utilizados dados estatísticos de âmbito nacional, extraídos do Questionário Socioeconômico e disponibilizados pelo INEP. Além de delinear o perfil comparativo dos candidatos, trajetórias de escolarização até o exame, dificuldades presentes e expectativas quanto ao exame, os resultados apontam um desempenho melhor dos candidatos do Ensino Regular, constataram a qualidade precária da educação oferecida para as duas modalidades de educação e a falta fundamental de políticas públicas que atendam às reais necessidades dos educandos.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i36.3017



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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