Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica
Resumo
São múltiplas as variáveis que a investigação tem relacionado com o (in)sucesso escolar. Considerando o modelo bioecológico de Bronfenbrenner como mapa concetual e as tendências das políticas educativas, emerge a necessidade de conhecer mais e melhor a realidade escolar, com especial incidência no 1º ciclo do ensino básico. O presente estudo tem como objetivo apresentar um desenho de investigação com o intuito de ajudar a compreender como é que as múltiplas variáveis e contextos se influenciam, por forma a construir um modelo explicativo do (in)sucesso escolar, considerando os fatores protetores do sucesso e os fatores de risco do insucesso, que permita definir um modelo de intervenção precoce. Para tal, incluíram-se variáveis intrapessoais, familiares e contextuais, estudadas numa perspetiva temporal, acompanhando alunos ao longo do 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. As implicações teóricas e práticas da presente investigação serão discutidas à luz das tendências de investigação em psicologia da educação.
Texto completo:
PDFReferências
ALENCAR, E. S. de; FLEITH, D. de S. Criatividade: múltiplas perspetivas. Brasília: Ed. UnB, 2009.
ALVES, D.; CRUZ, O.; DUARTE, C.; MARTINS, R. Escala de avaliação do conhecimento emocional (EACE). In: NORONHA, A. P. et al. (coord.). Avaliação psicológica: formas e contextos. Braga: Psiquilibrios Edições, 2008.
ALVES-MARTINS, M.; PEIXOTO, F.; MATA, L.; MONTEIRO, V. Escala do autoconceito para crianças e pré-adolescentes de Susan Harter. In: ALMEIDA, L. S.; SIMÕES, M. R.; GONÇALVES, M. M. (ed.). Provas psicológicas em Portugal. Braga: Associação dos Psicólogos Portugueses, 1995.
ARROYO, M. G. Fracasso/sucesso: um pesadelo que perturba nossos sonhos. Em Aberto, Brasília, DF, v. 17, n. 71, p. 33-44, 2000. DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.17i71.2100. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2100/2069. Acesso em: 28 out. 2019.
BARCA-LOZANO, A.; ALMEIDA, L. S.; PORTO-RIOBOO, A. M.; PERALBO-UZQUIANO, M.; BRENLLA-BLANCO, J. C. Motivación escolar y rendimiento: Impacto de metas académicas, de estrategias de aprendizaje y autoeficácia. Anales de Psicologia, Murcia, v. 28, n. 3, p. 848-859, 2012. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/61918873.pdf. Acesso em: 2 nov. 2019.
BARROS, J. Psicologia da educação familiar. Coimbra: Livraria Almedina, 1994.
BAUMRIND, D. The discipline controversy revisited. Family Relations, [S. l.], v. 45, n. 4, p. 405-414, 1966.
BIGGS, J. B. Enhancing teaching through constructive alignment. Higher Education, [London], v. 32, n. 3, p. 347-364, 1996.
BIGGS, J. B. Individual and group differences in study processes. British Journal of Educational Psychology, Leicester, v. 48, n. 3, p. 266-279, 1978.
BIGGS, J.; KEMBER, D.; LEUNG, D. Y. D. The revised two-factor study process questionnaire: R-SPQ-SF. British Journal of Educational Psychology, Leicester, v. 71, n. 1, p. 133-149, 2001.
BRONFENBRENNER, U. Ecology of the family as a context for human development: research perspectives. Developmental Psychology, Washington, DC, v. 22, n. 6, p. 723-742, 1986.
BRONFENBRENNER, U. The ecology of human development: experiments by nature and design. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1979.
BRONFENBRENNER, U.; CECI, S. J. Nature-nurture reconceptualized in developmental perspective: a bioecological model. Psychological Review, Washington, DC, v. 101, n. 4, p. 568-586, 1994. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/147f/215c79b21e07998c6ceac9c2ffc5b7b0592a.pdf. Acesso em: 13 nov. 2019.
BRONFENBRENNER, U.; CROUTER, A. C. The evolution of environmental models in developmental research. In: MUSSEN, P. H.; KESSEN, W. (ed.). Handbook of child psychology. New York: Wiley, 1983.
BRONFENBRENNER, U.; MORRIS, P. A. The bioecological model of human development. In: DAMON, W.; LERNER, R. (ed.). Handbook of child psychology. New York: Wiley & Sons, 2006.
CARNEIRO, P.; MEGHIR, C.; PAREY, M. Maternal education, home environments, and the development of children and adolescents. Journal of the European Economic Association, [S. l.], v. 11, p. 123-160, 2013. DOI: 10.1111/j.1542-4774.2012.01096.x. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1542-4774.2012.01096.x. Acesso em: 26 out. 2019.
CARONA, C.; SILVA, N.; MOREIRA, H.; BARROS, L. CANAVARRO, S. Pediatric health related stress, coping and quality of life. Paediatrics Today, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 112-128, 2014. Disponível em: https://eg.uc.pt/bitstream/10316/45403/1/Pediatric%20health-related%20stress%2c%20coping%20and%20QoL.pdf. Acesso em: 17 out. 2019.
CEREZO, M. T.; CASANOVA, P. F.; TORRE, M. J. de la; VILLA CARPIO, M. de la. Estilos educativos paternos y estrategias de aprendizaje en alumnos de educación secundaria. European Journal of Psychology, [Lisboa], v. 4, n. 1, p. 51-61, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1293/129318734004.pdf. Acesso em: 28 out. 2019.
CHALETA, M. E. R. Abordagens ao estudo e estratégias de aprendizagem no ensino superior. Orientadora: Margarida Alves Martins. 2002. 393 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de Évora, Évora, Portugal, 2002. Disponível em: https://scholar.google.com/citations?user=yf5hI6kAAAAJ&hl=en. Acesso em: 14 nov. 2019.
CRUZ, O. et al. Parenting scales: contributions to the factorial validity of the portuguese version. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación y Avaliação Psicológica, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 157-176, 2011. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/15719. Acesso em: 29 out. 2019.
DELGADO GAITAN, C. Culture, literacy, and power in family-community-school relationships. Theory into Practice, Columbus, Ohio, v. 51, n. 4, p. 305-311, 2012.
DIAS, D. Psicologia da aprendizagem. Lisboa: Edições Síbalo, 2018.
DOCHY, F.; SEGERS, M.; BUEHL, M. M. The relation between assessment practices and outcomes of studies: the case of research on prior knowledge. Review of Educational Research, Washington, DC, v. 69, n. 2, p. 145-186, 1999.
DUFUR, M. J.; PARCEL, T. L.; TROUTMAN, K. P. Does capital at home matter more than capital at school?: social capital effects on academic achievement. Research in Social Stratification and Mobility, [S. l.], v. 31, p. 1-21, 2013.
DYNE, A. M.; TAYLOR, P. G.; BOULTON-LEWIS, G. M. Information processing and the learning context: an analysis from recent perspectives in cognitive psychology. British Journal of Educational Psychology, Leicester, v. 64, n. 3, p. 359-372, 1994.
ENTWISTLE, N. Approaches to studying and levels of understanding: the influences of teaching and assessment. In: SMART J. C. (ed.). Higher education: handbook of theory and research: volume XV. Edinburgh: Scottish Academic Press, 2000.
ENTWISTLE, N. Student learning and classroom environment. In: JONES, N.; FREDERICKSON, N. (ed.). Refocusing educational psychology. London: Falmer Press, 1990. p. 8-30.
ENTWISTLE, N.; WATERSTON, S. Approaches to studying and levels of processing in university students. British Journal of Educational Psychology, Leicester, v. 58, n. 3, p. 258-265, 1988.
FENOLLAR, P.; ROMÁN, S.; CUESTAS, P. J. University students’ academic performance: An integrative conceptual framework and empirical analysis. British Journal of Educational Psychology, Leicester, v. 77, n. 4, p. 873-91, 2007.
FLEITLICH, B.; LOUREIRO, M.; FONSECA, A.; GASPAR, M. F. Questionário de capacidades e de dificuldades (SDQ-Por). [S. l.: s. n.], 2005.
GOODMAN, R. The strengths and difficulties questionnaire: a research note. Journal of Child Psychology and Psychiatry, Oxford, v. 38, n. 5, p. 581-586, 1997.
HAILIKARI, T.; NEVGI, A.; KOMULAINEN, E. Academic self-beliefs and prior knowledge as predictors of student achievement in mathematics: a structural model. Educational Psychology, Dorchester, Inglaterra, v. 28, n. 1, p. 59-71, 2008.
HARTER, S. Manual for de self-perception profile for children. Denver: University of Denver, 1985.
HARTER, S. The construction of the self: a developmental perspective. New York: Guilford Press, 1999.
HODIS, F. A.; MEYER, L.; MCCLURE, J.; WEIR, K. F.; WALKEY, F. H. A longitudinal investigation of motivation and secondary school achievement using growth mixture modelling. Journal of Educational Psychology, Arlington, Virgínia, v. 103, n. 2, p. 312-323, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/232585738_A_Longitudinal_Investigation_of_Motivation_and_Secondary_School_Achievement_Using_Growth_Mixture_Modeling. Acesso em: 10 nov. 2019.
JAEGER, E. L. Negotiating complexity: a bioecological systems perspective on literacy development. Human Development, Basel, Suíça, v. 59, n. 4, p. 163-187, 2016.
JIHYUN, L.; SHUTE, V. J. Personal and social-contextual factors in K–12 academic performance: an integrative perspective on student learning. Educational Psychologist, Hillsdade, v. 45, n. 3, p. 185-202, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228347256_Personal_and_Social-Contextual_Factors_in_K-12_Academic_Performance_An_Integrative_Perspective_on_Student_Learning. Acesso em: 14 out. 2019.
LEMOS, G. C.; ABAD, F. J.; ALMEIDA, L. S.; COLOM, R. Sex differences on g and non g intellectual performance reveal potential sources of STEM discrepancies. Intelligence, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 11-18, 2013.
LEMOS, G. C.; ALMEIDA, L. S.; PRIMI, R. Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos vocacionais: Estudo com alunos portugueses do 5º ao 12º ano. In: BARCA-LOZANO, A. et al. (ed.). Actas do Congresso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxía. Braga: Universidade do Minho, 2007. p. 1784-1793.
LITZINGER, T.; SANG, H. L.; WISE, J. C.; FELDER, R. M. A psychometric study of the Index of Learning Styles. Journal of Engineering Education, Oxfordshire, Inglaterra, v. 96, n. 4, p. 309-319, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228939628_A_Psychometric_Study_of_the_Index_of_Learning_StylesC. Acesso em: 21 ago. 2020
LOPES, J. Problemas de comportamento, problemas de aprendizagem e problemas de “ensinagem”. Coimbra: Quarteto Editora, 2003.
MARTON, F. Describing and improving learning. In: SCHMECK, R. R. (ed.). Learning strategies and learning styles. New York: Plenum Press, 1988. p. 53-82.
MARTON, F.; BOOTH, S. A. Learning and awareness. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1997.
MARTON, F.; BOOTH, S. A. The learner’s experience of learning. In: OLSON, D. R.; TORRANCE, N. (ed.). The handbook of education and human development: new models of learning, teaching and schooling. Cambridge: Blackwell Publishers, 1996.
MARTON, F.; DALL’ALBA, G.; BEATY, E. Conceptions of learning. International Journal of Educational Research, Oxford, v. 19, n. 3, p. 277-300, 1993.
MARTON, F.; HOUNSELL, D.; ENTWISTLE, N. The experience of learning. Edinburgh: Scottish Academic Press Limited, 1997.
MARTON, F.; QIUFANG, W.; NAGLE, A. Views on learning in different cultures: comparing patterns in China and Uruguay. Anales de Psicologia, v. 12, n. 2, p. 123-132, 1996. Disponível em: https://revistas.um.es/analesps/article/view/30361/29551. Acesso em: 19 nov. 2019.
MEDEIROS, P. C.; LOUREIRO, S. R.; LINHARES, M. B. M.; MARTURANO, E. M. A auto-eficácia e os aspectos comportamentais de crianças com dificuldade de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 327-336, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722000000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/prc/v13n3/v13n3a02.pdf. Acesso em: 21/08/2020
PEREIRA, A. I. de F.; CANAVARRO, J. M. P.; CARDOSO, M. F.; MENDONÇA, D. V. Desenvolvimento da versão para professores do questionário de envolvimento parental na escola (QEPE-VPR). Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 37, n. 2, p. 109-132, 2002.
PESSOTTI, A. M. Moralidade e trapaça: um estudo com crianças de 5 e 10 anos. Orientador: Antonio Carlos Ortega. 2010. 166 f. Dissertação (Mestre em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/3004/1/tese_3215_Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Pessotti%20%282010%29.pdf. Acesso em: 6 nov. 2019.
PHAN, H. P. Students’ academic performance and various cognitive processes of learning: An integrative framework and empirical analysis. Educational Psychology, Dorchester, Inglaterra, v. 30, n. 3, p. 297-322, 2010.
PIAGET, J. The construction of reality in the child. New York: Basic Books, 1954.
PIANTA, R. C.; HAMRE, B.; STUHLMAN, M. Relationships between teachers and children. In: WEINER, I. B; REYNOLDS, W. M.; MILLER, G. E. (ed.). Handbook of psychology: volume 7: educational psychology. New York: Wiley & Sons, 2003. p. 199-234.
RIBEIRO, I. S.; ALMEIDA, L. S.; GOMES, C. Conhecimentos prévios, sucesso escolar e trajectórias de aprendizagem: do 1o para o 2o ciclo do ensino básico. Avaliação Psicológica, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 127-133, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v5n2/v5n2a02.pdf. Acesso em: 25 out. 2019.
RICHARDSON, J. T. E. Researching student learning: approaches to studying in campus-based and distance education. Buckingham: Open University Press, 2000.
ROBBINS, S. B. et al. Do psychosocial and study skill factors predict college outcomes?: a meta-analysis. Psychological Bulletin, Washington, DC, v. 130, v. 2, p. 261-88, 2004. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/dbbe/e277c6c9e73b09c37b239cb4fc61a51ab355.pdf. Acesso em: 23 out. 2019.
ROSÁRIO, P. As abordagens dos alunos ao estudo: diferentes modelos e suas inter-relações. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 43-61, 1999. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/11912. Acesso em: 4 nov. 2019.
ROSÁRIO, P.; ALMEIDA, L. Leituras construtivistas da aprendizagem. In: MIRANDA, G. L.; BAHIA, S. (org.). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio D’Água, 2005. p. 141-165.
ROSÁRIO, P. et al. Trabalho de casa, tarefas escolares, auto-regulação e envolvimento parental. Psicologia em Estudo, Maringá, PR, v. 10, n. 3, p. 343-351, 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pe/v10n3/v10n3a01.pdf. Acesso em: 5 nov. 2019.
ROSÁRIO, P.; NÚÑEZ, J. C.; GONZÁLEZ-PIENDA, J. Comprometer-se com o estudar na universidade: cartas do Gervásio ao seu umbigo. Coimbra: Almedina, 2006.
SCHULTZ, D.; IZARD, C. E.; BEAR, G. Children emotion processing: relations to emotionality and aggression. Development and psychopathology, New York, v. 16, n. 2, p. 371-387, 2004.
SOARES, D. L.; LEMOS, G. C.; ALMEIDA, L. S.; PRIMI, R. The relationship between intelligence and academic achievement throughout middle school: the role of students’ prior academic performance. Learning and Individual Differences, [S. l.], v. 41, p. 73-78, 2015.
SOARES, T. M.; FERNANDES, N. da S.; FERRAZ, M. S. B.; RIANI, J. de L. R. de. A expectativa do professor e o desempenho dos alunos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 26, n. 1, p. 157-170, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n1/a18v26n1.pdf. Acesso em: 16 out. 2019.
STAFF, J.; KREAGER, D. A. Too cool for school?: violence, peer status and high school dropout. Social Forces, Chapel Hill, v. 87, n. 1, p. 445-471, 2008.
THAPA, A.; COHEN, J.; GUFFEY, S.; HIGGINS-D’ALESSANDRO, A. A review of school climate research. Review of Educational Research, Washington, DC, v. 83, n. 3, p. 357-385, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/258183185_A_Review_of_School_Climate_Research. Acesso em: 23 out. 2019.
VALLE, A. et al. Cognitive, motivational and volitional dimensions of learning: an empirical test of a hypothetical model. Research in Higher Education, New York, v. 44, n. 5, p. 557-580, 2003.
WATKINS, D. Learning theories and approaches to research: a cross-cultural perspective. In: WATKINS, D.; BIGGS, J. B. (org.). The chinese learner: cultural, psychological and contextual influences. Hong Kong: Cerc and Acer, 1996. p. 3-24.
WILDER, S. Effects of parental involvement on academic achievement: a meta-synthesis. Educational Review, [Edinburgh], v. 66, n. 3, p. 377-397, 2013. Disponível em: http://parented.wdfiles.com/local--files/family-engagement/Parent%20Inv%20and%20achieve.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.
ZUZE, T. L.; REDDY, V. School resources and the gender reading gap in South African schools. International Journal of Educational Development, [S. l.], v. 36, p. 100-107, 2014. Disponível em: https://daneshyari.com/article/preview/356125.pdf. Acesso em: 4 ago. 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i36.2730
Direitos autorais 2020 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.