Indicadores de avaliação da gestão orçamentária universitária – um estudo de caso para a Universidade de Brasília

Gláucia Lopes Luiz Evangelista, Alexandre Nascimento de Almeida, Lucijane Monteiro de Abreu

Resumo


Em um ambiente em que o orçamento das Instituições de Ensino Superior - IES públicas é cada vez mais escasso, torna-se premente a necessidade de instrumentos de monitoramento gerencial para a adequada alocação de recursos públicos. O objetivo do trabalho baseou-se em construir um conjunto de indicadores capazes de avaliar a gestão orçamentária das IES públicas, no sentido de possibilitar maior transparência e efetivo controle interno. Utilizou-se a metodologia 6Es, que objetiva o desenvolvimento de indicadores alinhados as dimensões de esforço (economicidade, excelência e execução) e resultado (eficácia, eficiência e efetividade), tendo os dados coletados por meio de pesquisa com especialistas e análise baseada na técnica Delphi. Inicialmente foram propostos seis indicadores e identificados outros 20 pelos especialistas. Ao final do procedimento metodológico, identificou-se 12 indicadores para avaliar a gestão orçamentária das IES públicas.


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i36.2721



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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