Avaliação institucional de uma universidade federal: proposta de um modelo multicritério construtivista de apoio à gestão

Anita Ortega Asato, Luiz Miguel Renda dos Santos, Edicreia Andrade dos Santos, Carla Busato Zandavalli

Resumo


Este artigo teve por objetivo propor um modelo de gestão baseado em dois importantes instrumentos de gestão universitária, sendo a avaliação institucional e o plano de desenvolvimento institucional (PDI) subsidiados por aspectos orçamentários de uma universidade federal localizada na região Centro-Oeste brasileira. Para a sua realização, adotou-se como procedimentos metodológicos um levantamento documental, com abordagem mista e a aplicação do modelo multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDA-C). O modelo de gestão foi construído a partir de 21 indicadores, e com uma escala avaliativa com pontuação. Concluiu-se que o modelo pode ser mais uma ferramenta de gestão para a instituição caso a gestão superior opte em implantá-lo.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i36.2591



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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