Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas

Rosangela Fritsch, Ricardo Ferreira Vitelli

Resumo


Este artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo delinear o perfil e as características de estudantes concluintes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas e avaliar os fatores que potencializaram o “sucesso” das suas trajetórias escolares. Para isso, foi aplicado um questionário a alunos desse grupo, gerando dados qualitativos e quantitativos. Os resultados da análise realizada a partir de tais dados permitem inferir que não é possível estabelecer uma relação determinista entre o perfil e as características dos discentes e a propensão à evasão escolar, ainda que as diferenças de classe social e outros determinantes socioeconômicos impactem os processos e resultados escolares. Todavia, a escola não se apresenta como mera reprodutora social, mas também como produtora de possibilidades de justiça social e curricular e como promotora de condições que desencadeiam a permanência e o sucesso escolar de discentes.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v11i33.2320



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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