Diagnóstico Institucional da Universidade Federal da Paraíba a Partir da Análise SWOT

Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti, Maria das Gracas Goncalves Vieira Guerra

Resumo


O presente artigo tem por objetivo utilizar a análise SWOT como ferramenta de gestão institucional, elaborada a partir do Planejamento de Desenvolvimento Institucional – PDI (2014-2018) da UFPB. A metodologia de pesquisa seguiu um caráter descritivo e de abordagem qualitativa. Os resultados apontam para a necessidade de acompanhamento do cumprimento das metas planejadas como condição essencial para a consolidação da cultura institucional, cumprindo, também, a função de orientar as ações futuras destinadas à correção dos rumos e das políticas institucionais adotados pela UFPB. A investigação constatou que a finalidade precípua do diagnóstico institucional é relacionar de maneira permanente as diretrizes e metas que estão previstas no PDI com a realidade da instituição, utilizando-se de práticas gerenciais que visem garantir a oferta de uma educação superior de qualidade, com eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, conforme preconiza o SINAES.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v11i33.2270



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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