Avaliação do Sistema de Medicao de Desempenho Organizacional de uma Instituicao de Ensino Superior de Santa Catarina à Luz dos Atributos Desejaveis

Daiane Aparecida de Melo Heinzen, Almerinda Bianca Bez Batti Dias, Sidnei Vieira Marinho

Resumo


Este artigo tem como objetivo avaliar os atributos desejaveis dos sistemas de medicao de desempenho organizacional de uma instituicao de ensino superior de Santa Catarina. Abordou-se, na revisao da literatura, sobre avaliação de desempenho e modelos de sistemas de medicao de desempenho organizacional. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em consonância com o paradigma interpretativista. O metodo adotado foi o estudo de caso descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com sete gestores da IES. Percebeu-se que a Instituicao, por meio de seus sistemas de medicao de desempenho, nao atende a muitos dos atributos desejaveis.

Palavras-chave


Avaliação de desempenho; Sistema de medicao de desempenho organizacional; Atributos desejaveis

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v5i15.211



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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