Sistema de Ensino Naval: uma experiência na pratica do ensino por competências

Luiza de Sousa Ferreira de Mendonca, Natalia Morais Correa Borges Aguiar, Rosa Neira Dopcke

Resumo


O presente artigo aborda a experiencia do Curso de Formação de Marinheiros (MN) na Marinha do Brasil na concepcao de Curriculo por competencias. Tem como objetivo apresentar a metodologia de mapeamento das competencias e dos perfis profissionais sistematizados pelo itinerario formativo atinente à profissao do MN, para o exercicio de tarefas, atividades e funcoes da Forca. Para acompanhar esse processo de formação, foi adotado um calendario unificado de atividades nas quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) e desenvolvida uma sistematica de avaliação que possibilite avaliar as competencias delineadas no curriculo por meio de provas padronizadas. Serao apresentados os resultados do desempenho academico dos alunos das quatro EAM e analisados, comparativamente, em relação ao desempenho da turma do ano anterior, indicando uma melhora do desempenho dos alunos e a evolução qualitativa da turma de 2017, apos  implementadas acoes em busca de uma formação continua e progressiva.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i30.1728



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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