Mapas Conceituais na Avaliação de Professores

Silvano Kruchelski, Anibal de Moraes, Claudete Reisdorfer Lang

Resumo


Mapas conceituais sao ferramentas para avaliar o processo de ensino-aprendizagem e servem para testar e dar suporte à teoria da aprendizagem significativa. O presente estudo e uma revisao de literatura integrativa, que buscou alcancar uma melhor compreensao sobre como os mapas conceituais sao usados na avaliação de professores, e sua contribuicao na aprendizagem significativa. Os estudos expressaram que os mapas conceituais sao eficiente ferramenta de aprendizagem e de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, melhorando aspectos cognitivos, como: ampliação e hierarquização do repertorio conceitual, eficácia na ação de problematizar, raciocinio dedutivo, evolução na estrutura cognitiva, gestao de classe, orientação teorica para o ensino e vocabulario tecnico mais compartilhavel. Dificuldades, como falta de metodologia padrao de classificação dos mapas conceituais e baixo número de publicacoes com avaliação de professores em atuação profissional tambem foram discutidas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i30.1593



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.