Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis
Resumo
Este estudo verifica a relação do desempenho academico com as caracteristicas observaveis e experiencias estudantis dos alunos de Contabilidade de uma instituicao de ensino superior pública no Sul do Brasil. A coleta de dados deu-se a partir de fonte primaria, instrumentalizada por meio questionario, e secundaria, com informações solicitadas junto à coordenação do curso. Destarte, para a analise dos dados foi utilizada a tecnica de regressao múltipla. Os resultados indicaram que dos 14 preditores explicativos incluidos no modelo, quatro apresentaram relação significante com o desempenho academico. As quatro variaveis com relação significativa foram: reprovação em disciplina, horas de estudos extraclasse, o fato da disciplina preferida pertencer ao grupo de materias especificas da Contabilidade e nota obtida no ENEM. Conclui-se que as caracteristicas observaveis dos alunos da instituicao de ensino superior e as experiencias estudantis possuem capacidade para influenciar o desempenho dos alunos da amostra. Tais resultados implicam no aperfeicoamento e no planejamento das práticas de ensino. Por fim, esta investigação contribui com as pesquisas realizadas na area tematica e fornece introspeccoes à realização de estudos futuros.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i29.1588
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.