A Narrativa Autobiografica nos Processos de Avaliação e Certificação de Competencias Escolares

Antonio Calha

Resumo


Em Portugal os processos de reconhecimento, validação e certificação de competencias (RVCC) adotaram o Portfolio Reflexivo de Aprendizagem (PRA) como instrumento de identificação de competencias adquiridas nos diferentes contextos de vida. E atraves da construção do PRA que cada adulto evidencia as aprendizagens que realizou ao longo da vida e as competencias que delas decorreram. Dada a natureza dos processos RVCC a construção do PRA assenta em metodologias de balanco de competencias e na abordagem autobiografica. E atraves dos materiais que o adulto produz e que colige, de forma contextualizada e critica, que se validam e certificam as competencias. Propomos neste artigo analisar as especificidades inerentes à produção da narrativa autobiografica nos processos RVCC. Importa-nos, sobretudo, perceber a forma como a narrativa autobiografica contida nos Portefolios e determinada pela subjetividade do narrador e pelo trabalho desenvolvido com os tecnicos que acompanham os candidatos à certificação escolar. Para fazer face a estes objetivos serao apresentados os resultados da analise de quatro entrevistas (semi-estruradas na sua preparação e semi-diretivas na sua aplicação) realizadas a Profissionais de Reconhecimento Validação e Certificação de Competencias bem como de um corpus analitico constituido por cem autobiografias realizadas no âmbito do processo RVCC.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i25.1215



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

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  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.