Diretrizes para Autores
1. Normas Gerais
ISSN:2175-2753
Meta: Avaliação é uma publicação trimestral do Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio. Dedicada à divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo, a Revista focaliza publicar artigos resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas relacionados à temática da Avaliação, dando ênfase especial às áreas da educação, saúde e sociedade, caracterizando, assim, sua natureza multidisciplinar.
O periódico dedica-se a publicar pesquisas, estudos, artigos, resenhas de livros, teses e dissertações, relacionados ao campo da avaliação. Podem ser submetidos, por exemplo, artigos sobre Avaliação de Projetos; Técnicas de Análise e Avaliação Urbana e Regional; Treinamento e Avaliação; Planejamento e Avaliação Educacional, esta incluindo avaliação de Política Educacional, Planejamento Educacional, Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Recebe trabalhos em português, espanhol e inglês, por meio do sistema de submissão on-line, sem cobrança de taxa aos autores.
Não serão aceitos artigos apresentados em eventos acadêmicos e que estejam disponíveis integralmente na internet. Solicita-se ainda que não se apresente, simultaneamente, um texto encaminhado a esta Revista e a outro periódico.
O conteúdo do artigo será de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo, sem que seja possível prever a data de sua publicação. Será possível acompanhar o processo editorial por meio do site da Revista.
2. Submissão de artigosOs originais dos artigos devem ser enviados à revista por meio do Portal de Revistas da Fundação Cesgranrio, no endereço http://revistas.cesgranrio.org.br.
A contribuição deve ser original e inédita e não estar sendo avaliada para publicação em outra revista.
Para submeter um artigo, o autor deve se cadastrar no Portal de Revistas, preenchendo os campos obrigatórios marcados com ‘*’. Embora alguns campos como ORCID, Resumo, Palavras-chave, Resumo da biografia, Filiação Institucional e Currículo Lattes não apresentem o sinal de obrigatoriedade, são elementos necessários no processo de submissão e, portanto, se tornam obrigatórios.
Todos os autores devem ser identificados nos metadados da submissão. Não será aceita a inclusão de autores após a aprovação do artigo.
O registro ORCID pode ser feito, gratuitamente, acessando a página http://orcid.org/.
Além do autor principal, o periódico permite até três coautores.
Será respeitado o intervalo de duas edições para a publicação de artigos de um mesmo autor.
Nome do autor | A identificação do(s) autor(es) e a filiação institucional devem ser preenchidas nos metadados da submissão do artigo. Não devem constar no arquivo submetido que será enviado para a avaliação por pares. |
Título e subtítulos | Fonte Arial, tamanho 14 |
Resumo | O texto deve compreender o tema geral, o objetivo do estudo, a metodologia utilizada, os principais resultados e as conclusões. Este resumo deverá conter, no máximo, 11 linhas e até cinco descritores (palavras-chave). Abaixo do resumo em português deverão estar as traduções para os idiomas inglês e espanhol (título, resumo e palavras-chave). |
Palavras-chave | Utilize até 05 (cinco) descritores, separando-os por ponto e vírgula ";" |
Tabelas, gráficos, quadros e figuras | Tabelas, gráficos e quadros não serão aceitos como imagens, somente as figuras. Devem ser numerados, com títulos (posicionados acima) padronizados quanto ao formato e termos utilizados. Abaixo destes, deve, obrigatoriamente, ser indicada a fonte dos dados (remetida às referências bibliográficas), com autoria e ano, inclusive se for de elaboração própria dos autores. Autor, 2020. |
Notas de rodapé | As notas de rodapé devem ser evitadas e utilizadas apenas quando for estritamente necessário. |
Siglas e abreviaturas | As siglas devem ser desdobradas quando mencionadas à primeira vez no artigo e evitadas no resumo. Ex.: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). |
Citação no texto | NBR 10520:2023 Citação direta: Transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Citação indireta: Texto baseado na obra do autor consultado. As citações diretas curtas são integradas ao texto, entre aspas, seguidas de parênteses com sobrenome do autor, em caixa alta, e ano da publicação. Citações diretas de três ou mais linhas devem ser destacadas no texto com recuo de 4,0 cm em corpo 11, com a indicação: (AUTOR, ano, p.). As citações indiretas são incorporadas ao texto. Ex.: Segundo Elliot (2011). |
Espaço entre linhas | Espaçamento de 1,5 entre as linhas. Sem espaço (anterior ou posterior) entre os parágrafos. |
Margens | 2,5 cm da margem superior, 2,5 cm da margem inferior, 3 cm da margem esquerda, 3 cm da margem direita. |
Tamanho da fonte | 12 |
Tipo de letra | Arial |
Tamanho da folha | A4 |
Tamanho do texto | Deverá ter, no máximo, 8.000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave (em português, inglês e espanhol), referências bibliográficas, ilustrações, gráficos, tabelas e mapas. |
Formato de arquivo | O arquivo deverá ser do tipo .doc ou .docx (documento), criado a partir de um editor de texto (Microsoft Office Word, Wordperfect, PageMaker, Open Office, etc |
Referências | As referências, restritas apenas às obras citadas no texto, devem vir ao final deste e se pautarem pelas normas da ABNT (NBR 6023:2018), apresentando o título das obras em itálico. Obedecem à ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor e abreviando os prenomes. Nas referências de até dez autores, todos são citados, separados por ponto e vírgula. Quando ultrapassar dez autores, citar somente o primeiro, seguido da expressão et al. (em itálico). Exemplos SCRIVEN, M. Avaliação: um guia de conceitos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018. WORTHEN, B. R.; SANDERS, J. R.; FITZPATRICK, J. L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004. YARBROUGH, D. B.; SHULHA, L. M.; HOPSON, R. K.; CARUTHERS, F. A. The program evaluation standards: a guide for evaluators and evaluation users. 3rd. ed. California: Sage, 2011. ORLANDO FILHO, O. Gestão escolar e avaliação: um modelo da avaliação externa da gestão das escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Virgínio Isidoro Martins de Sá. 2014. 538 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Universidade do Minho, Portugal, 2014. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/35855/1/Ovidio%20Orlando%20Filho.pdf. Acesso em: 26 nov. 2019. LEITE, L. S. Lista de verificação. In: ELLIOT, L. G. (org.). Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak, 2012. p. 101-147. SANTOS, A. L. R. dos. Avaliação do curso técnico em logística no programa dupla escola: o ensino médio básico integrado à formação profissional. Orientadora: Lúcia Regina Goulart Vilarinho. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) – Faculdade Cesgranrio, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://mestrado.cesgranrio.org.br/pdf/dissertacoes2019/28%20marco%20de%202019_Dissertacao%20Andre%20Luis%20T2017.pdf. Acesso em: 26 nov. 2019. SOUSA, T. C. M.; BARCELLOS, C.; OLIVEIRA, A. F.; SCHRAMM, J.; GARBAYO, L. The environmental burden of diarrhea in young children attributable to indequate sanitation in Brazil. Jornal of Water Sanitation and Hygiene for Develipment, Texas, v. 4, n. 3, p. 509-520, 2014. DOI: https://doi.org/10.2166/washdev.2014.129. Disponível em: http://washdev.iwaponline.com/content/4/3/509. Acesso em: 29 jul. 2016. ESTEVES, A. L. A.; RÊGO, R. M.; ELLIOT, L. G. Maria da lei, Maria da pena: meta-avaliação do estudo avaliando a efetividade da Lei Maria da Penha. In: REUNIÃO DE AVALIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS, 4., 2015, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2015. Disponível em: http://mestrado.cesgranrio.org.br/pdf/Anais_IV_Reuniao_de_Avalia%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 19 out. 2019. CORTELLA, M. S. Meritocracia. São Paulo, 18 out. 2019. Instagram: @cortellaoficial. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/B3wj_p2p4TF/?igshid=1j7jih2jp8cpp. Acesso em: 23 out. 2019. CASA DE OSWALDO CRUZ. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2019. Disponível em: http://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/. Acesso em: 22 nov. 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro: Unirio, 2019. Disponível em: http://www.unirio.br/. Acesso em: 22 nov. 2019. SETUBAL, N. Por um SUS na educação. [Entrevista cedida a] Eduardo Narini. Revista e Educação, São Paulo, Edição 261, 25 set. 2019. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2019/09/25/por-um-sus-da-educacao/. Acesso em: 23 out. 2019. ENSAIO: avaliação e políticas públicas em educação. IX colóquio 04/04/19: Fundação Cesgranrio: Revista Ensaio convida: “educação no Brasil: do tardio projeto de diretrizes e bases da educação nacional no século XX às contradições e esperanças nesse século”. Rio de Janeiro, 20 mar. 2019. Twitter: @revista_ensaio. Disponível em: https://twitter.com/revista_ensaio/status/1108384073305722880?s=19. Acesso em: 22 out. 2019. |
3. Direitos autorais
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4. Política contra plágio
A Revista Meta: Avaliação reserva-se ao direito de, antes de submeter o artigo à avaliação por pares, fazer um escaneamento do texto por meio de softwares, onde são verificadas a possibilidade de existências de plágio.
4.1. Fica reservado à revista, o direito de não aceitar para avaliação, artigos com um nível alto de autoplágio.
4.2. É dever dos autores garantir a originalidade do manuscrito, bem como, em caso de utilização de partes de outros artigos, fazer as devidas citações.
4.3. A Revista Meta: Avaliação condena o plágio, nas suas mais diversas formas, e interpelará os autores, sempre que o percentual de similaridade com outros textos atingir níveis elevados.
4.4. Em caso de confirmação de plágio, a Meta: Avaliação não aceitará o texto em análise e não aceitará mais trabalhos das pessoas envolvidas.
5. Avaliação do artigo
Os artigos enviados são avaliados no sistema duplo-cego, em que dois pareceristas, membros dos Conselhos ou colaboradores ad hoc, de instituições distintas, analisam a relevância da contribuição para o conhecimento existente na área.
5.1. Havendo disparidade nos pareceres a revista escolherá um terceiro avaliador, especialista no tema, para desempatar a avaliação do artigo.
5.2. Os artigos serão enviados aos pareceristas, após cumpridas as exigências descritas acima, através do portal de revistas da Fundação Cesgranrio/Meta: Avaliação, sem a identificação do autor. Da mesma forma, não é revelado aos autores a identificação dos pareceristas.
6. Política de Privacidade
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