Remuneração estratégica aliada ao marketing e endomarketing

Juliana dos Anjos Silva Abreu, Fernanda da S. Chagas, Antônio Marcos dos Santos

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar como o processo de remuneração e carreiras de uma organização pode se tornar estratégia de marketing e endomarketing e como isso pode ser comunicado aos colaboradores, a partir do problema de pesquisa que busca compreender como acontece a relação proposta e como isso pode ser estratégico para as organizações. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, o procedimento da coleta de dados se deu através da pesquisa bibliográfica e estudo de caso, este último, realizado a partir de material fornecido pela empresa Tupy – empresa estudada no projeto – em seus canais digitais e a interpretação dos dados, através de método qualitativo. Os resultados descrevem um caso considerado de sucesso de acordo com o objetivo proposto neste projeto, a partir da exposição dos programas de remuneração e benefícios da organização estudada. As análises corroboram com o objetivo e descrevem como a empresa se utiliza do tema de forma estratégica. Conclui-se que para os Recursos Humanos é necessário que haja uma relação sistêmica entre as áreas das organizações e a remuneração não precisa ser pensada exclusivamente, mas sim de forma estratégica e motivadora se alinhada a outros processos.


Palavras-chave


Cargos e salários; Marketing; Endomarketing; Comunicação

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