As lições do caos: a noção de complexidade e sua contribuição para a educação gerencial contemporânea

Renato Cesar Möller

Resumo


O caos é apresentado neste artigo como fonte de inspiração para o enfrentamento dos desafios impostos às organizações contemporâneas ante as incertezas decorrentes do dinamismo da sociedade global. Num contexto de crise caracterizada pela instabilidade e desorientação – amplificada pela irrupção de uma pandemia que destrói vidas, economias e ortodoxias – uma visita à física dos processos de não equilíbrio pode proporcionar ao gestor subsídios fecundos para construção de trilhas pelas quais o fluxo em direção à sustentabilidade se institua, se reestabeleça ou se fortaleça. As noções de caos, complexidade e de desenvolvimento sustentável são tratadas pelos autores não apenas como potencialmente articuláveis, mas como conceitos sinérgicos indispensáveis para fazer frente às tormentas que cada vez mais caracterizarão o ambiente das organizações. Esse artigo propõe-se a intensificar esse debate no âmbito da teoria gerencial contemporânea, particularmente na esfera do ensino gerencial.


Palavras-chave


Caos; Complexidade; Sustentabilidade; Educação gerencial; Gestão contemporânea

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