Estudo de caso em uma empresa de distribuição de alimentos e produtos veterinários
Resumo
O presente trabalho aborda o tema de Consultoria de Recursos Humanos e apresenta a integração de uma Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) na empresa Pet’s EloVi[1]. Como problema de pesquisa coloca-se a seguinte questão: A falta de um profissional especializado em Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) que possa realizar um acompanhamento efetivo da referida norma regulamentadora de segurança e saúde ocupacional. O objetivo deste estudo é analisar as vantagens que a empresa pode obter com a constituição de uma Comissão de Prevenção a Acidentes (CIPA) e a manutenção de um programa de segurança no trabalho permanente. O tema foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica, um estudo de caso e uma pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados aplicou-se um questionário e realizou-se uma entrevista com a Gerente de Recursos Humanos. Foram abordados ainda os resultados conseguidos com o aperfeiçoamento do processo de comportamento seguro, evitando-se custos indesejáveis para a organização. Concluímos que a presente pesquisa nos ampliou um vasto conhecimento sobre a importância de se ter uma CIPA e um PCMSO dentro das empresas, visando proteger a saúde, integridade física e mental dos colaboradores.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO, L. C. G. de. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, 2006.
CAMPOS, A. CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: uma nova abordagem. 22. ed. São Paulo: SENAC São Paulo, 2014.
CHIAVENATO, I.dalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
DINIZ, A. C. Manual de Auditoria Integrado de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA). São Paulo: Votorantim Metais, 2005.
EQUIPE ATLAS. Manuais de legislação Atlas: segurança e medicina do trabalho. 73 ed. [S.l.]: Editora Atlas, 2014.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Bookman, 2004.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LACOMBE, F. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2007.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MOREIRA, H. As perspectivas da pesquisa qualitativa para as políticas públicas em Educação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, n. 35, abr./jun. 2002.
NAVARRO, A. F. A importância do controle no PCMAT. [S. n: S. l.], 2013. Disponível em: http://pt. scribd.com/doc/137733334/A-Importancia-Do-Controle-No-PCMAT-Eng-AntonioFernando- Navarro. Acesso em: 31 maio 2019.
OLIVEIRA, M. Gestão sustentável: plantar para colher. [Entrevista cedida a] Mauricio Duarte. Revista Administrador Profissional, São Paulo, ano 37, n. 336, p. 11-15, jun. 2014. Disponível em: https://www.crasp.gov.br/crasp/conteudo/old/RAP_336_WEB.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.
PEIXOTO, N. H. Segurança do trabalho. Santa Maria: Universidade Federal Santa Maria: Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, 2011.
QUADROS, R.; TAVARES, A. N. À conquista do futuro: sustentabilidade como base da inovação de pequenas empresas. Ideia Sustentável, São Paulo, ano 9, n. 36, jul. 2014.
SINDICATO DOS EMPREGADOS EM EMPRESAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Brasil registrou um acidente de trabalho a cada 49 segundos entre 2012 e 2019. Mundo Sindical: Sindicalismo levado a sério. São Paulo, 30 maio 2019. Notícias. Disponível em: http://www.mundosindical.com.br/Noticias/39432,Brasil-registrou-%20um-acidente-de-trabalho-a-cada-49-segundos-entre-2012-e-2019. Acesso em: 10 jun. 2019.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 RH Visão Sustentável