Consultoria em gestão de Recursos Humanos: estudo de caso em um restaurante de grande porte

Marcelo do Amaral Marques, Thamyres Dickman Costa Santos

Resumo


O referente estudo visa tratar de possíveis formas de ampliação e melhoria da qualidade de atividades internas e externas a fim de fidelizar clientes, funcionários e gestores. O objetivo deste projeto é apresentar as competências necessárias à Gestão de Recursos Humanos para o desenvolvimento sustentável no restaurante. Como metodologia utilizamos os métodos de pesquisa de campo, visita técnica, entrevista com o gestor de RH e pesquisa exploratória, após aplicação dessas ferramentas identificamos o problema na organização, devido um RH centralizado é possível aplicar atuar para atender as demandas de todas as franquias de uma organização especializada em restaurantes? Diante desse panorama, as práticas de Recursos Humanos (RH) atuam como fator de suma importância na equiparação da competitividade. Os resultados sinalizam sobre percepções de alguns clientes em relação ao serviço prestado, assim como experiências, havendo um parecer positivo da empresa em questão. Quanto aos gestores/proprietários foram observadas ausências de competências relacionadas à gestão de recursos humanos; embora, a gestão o restaurante seja bastante proficiente. Portanto, foram sugeridos expressivos procedimentos de gestão de pessoas capazes de contribuírem para a melhoria no desenvolvimento e competitividade da empresa no mercado e de funcionários no que concerne a ampliação dos seus conhecimentos técnicos e crescimento profissional; por conseguinte, são apresentadas algumas sugestões para a melhoria da performance da empresa, em especial, de sua gestão de recursos humanos.

Palavras-chave


Gestão de Pessoas; Competitividade; Qualidade; Recursos Humanos

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