Avaliação das Capacitacoes Docentes no Programa de Alfabetização de Criancas do Municipio de Resende, RJ

Saladino Correa Leite, LA­gia Gomes Elliot

Resumo


O presente estudo consistiu em avaliar as capacitações docentes como parte do Programa de Alfabetização de Crianças do município de Resende, Estado do Rio de Janeiro (RJ). O Programa foi criado em 2006, pela Coordenação de Alfabetização, após realizar um levantamento dos resultados obtidos pelas turmas de 2º ano, em 2005, que constatou um índice de 25% de reprovação. Os principais objetivos do Programa eram reduzir a evasão e a repetência nos anos iniciais das escolas municipais; implantar políticas de formação continuada do professor alfabetizador; avaliar e acompanhar o processo de alfabetização. Para identificar o impacto promovido pelas capacitações docentes, este estudo deu voz aos diversos participantes da implantação do Programa de Alfabetização de Crianças: professores alfabetizadores, equipe técnico-pedagógica das escolas (diretores e orientadores pedagógicos e educacionais) e equipe técnica do Instituto da Educação de Resende (EDUCAR), aplicando três instrumentos diferentes. Os resultados mostraram que a meta prevista pela Secretaria Municipal de redução de repetência em 5% em relação ao ano anterior, não foi alcançada. O que se observou foi apenas um aumento de 2 pontos percentuais. Este pequeno ganho, entretanto, não invalida as mudanças realizadas a partir das capacitações, com os professores, no âmbito de atitudes práticas e pedagógicas, e acadêmicas de incorporação de princípios teóricos. O estudo pretende, assim, oferecer subsídios para que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade possa desenvolver uma gestão focada na aprendizagem dos alunos.    

Palavras-chave


Avaliação; Formação continuada; Educação fundamental

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v2i6.95



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

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  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

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  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.