A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes
Resumo
O artigo aborda o processo avaliativo desenvolvido por uma escola com a finalidade de selecionar os livros didaticos a serem utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tal processo orientou-se pela questao avaliativa: em que medida os aspectos filosofico-educacionais; didatico-metodologicos; e materiais, contidos nos livros didaticos, atendem aos principios pedagogicos do Colegio? A questao foi respondida por todos os docentes que atuavam nos anos iniciais por meio de questionario especifico, tendo como referencia a proposta pedagogica do Colegio. O estudo revelou que a avaliação dos livros didaticos e processo que leva à reflexão critica e fortalece a autonomia didatica dos docentes, nao podendo restringir-se ao planejamento que antecede o inicio do ano letivo. Os resultados indicam a relevância da avaliação par e passo com a utilização do livro em sala de aula, observando as reacoes dos alunos e considerando os conhecimentos e limitacoes dos professores em suas práticas.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v7i21.895
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.