A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam?

Eveline Borges Vilela-Ribeiro, Anna Maria Canavarro Benite

Resumo


Consideramos como subsidio epistemico que a escola que o estudante freqüenta e socialmente determinada e que o contexto social do aluno influencia seu desempenho escolar em ciencias. A partir disso, investigamos se o estabelecimento de ensino que o estudante frequenta (estadual, federal, municipal ou privado) afeta o seu desempenho escolar em ciencias atraves da analise das medias em ciencias da natureza que 10.077 escolas participantes do ENEM-2012 alcancaram. Analisamos as diferencas entre as escolas Privada x (Estadual + Municipal) e Federal x (Estadual + Municipal) atraves da analise de variância, seguida de teste de comparação planejada. As diferencas entre as esferas Federal x Privada foram testadas a partir de um Teste T. As analises foram feitas no programa SPSS. Os resultados evidenciam que as escolas federais e privadas possuem desempenhos em ciencias similares entre si e melhores que escolas estaduais e municipais. Atribuimos esses resultados às caracteristicas gerais desses estabelecimentos de ensino.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v7i21.835



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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