Autoavaliação: a percepcao dos discentes sobre o curso de bacharelado em Administração Pública da UFRRJ
Resumo
O objetivo deste artigo e avaliar o curso de Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no sentido de entender a sua adequação às necessidades de formação e oportunidades de melhoria. Para isso, recorreu-se a uma pesquisa quali-quantitativa e descritiva, visando investigar a percepcao do seu corpo discente quanto a sua satisfação e insatisfação com o curso. Os principais resultados indicam haver acertos quanto à gestao do curso, por exemplo, quanto a maneira que o mesmo esta sendo conduzido, a metodologia de ensino e o material didatico usados. Porem apontam tambem necessidades de melhorias quanto à contratação de novos professores, disponibilidade dos mesmos em atender os alunos fora do horario de aula e sobre a infraestrutura universitaria.
Palavras-chave: Avaliação, Qualidade de Ensino, Curso de Graduação, Bacharelado emDOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v7i21.821
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.