O Diario Reflexivo, Avaliação e Investigação Didatica

Marli Eliza Dalmazo Afonso de AndrA©, Marta Maria Darsie Pontin

Resumo


Utilizando dados de uma pesquisa sobre a formação do professor, o presente texto procura mostrar a contribuicao do diario reflexivo na avaliação da pratica docente e na melhoria do trabalho didatico.

A primeira parte discute o papel da avaliação no diagnostico dos problemas de ensino-aprendizagem, na correcao de rumos e na reformulação das práticas de sala de aula, tornando-as mais efetivas.

A segunda parte do texto descreve um processo de formação continuada em que o diario reflexivo foi usado com professoras das series iniciais do ensino fundamental, para tomada de consciencia das suas concepcoes e práticas de avaliação e para a elaboração de projetos de mudancas em seu trabalho docente.

Na terceira parte sao analisados trechos do diario de uma professora, mostrando a evolução nas suas concepcoes de avaliação e as mudancas nas suas práticas. Sao tambem apresentados trechos de diarios e depoimentos das professoras que adotaram este instrumento com seus alunos e revelam sua contribuicao na avaliação e na reorganização do ensino.    

Palavras-chave


Avaliação. Professor reflexivo. Diario reflexivo. Formação continuada do Professor

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v2i4.66



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras

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  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.