Editorial
Resumo
A Revista Meta: Avaliação nº 3, mantendo a sua linha de produção, apresenta artigos de avaliação em caráter multidisciplinar.
Os dois primeiros textos são republicações de artigos fundamentais para formar em nossos pós-graduados, uma efetiva cultura de avaliação.
A partir deste número apresentaremos resenhas, relatos de experiências, resumo de teses e outras formas de expressar o pensamento.
Neste número, Maria Helena Guimarães Castro apresenta um panorama geral sobre o sistema de ‘Avaliação da Educação Básica no Brasil’. É leitura recomendada para os que lidam com o tema.
Carlos Roberto Jamil Cury nos fala da ‘Certificação de Professores’. Este é um grande tema da atualidade, pois muitos países usam a certificação como garantia de qualidade e atualização de professores.
Cândido Alberto da Costa Gomes e Helder Bueno Leal apresentam o relato da pesquisa ‘Avaliação: viagem por dentro de si mesma’. No texto são colocados em debate dilemas éticos e metodológicos da avaliação.
Sara Rozinda e Álvaro Mariano no texto ‘Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estratégia para a Inserção de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiência em unidade da rede FAETEC/RJ’ procuram mostrar que a educação não pode ficar alheia às transformações da produção, do trabalho e do emprego, pelo qual o mundo passa.
Na seção Resenha, Rosa María Goig Martínez fala do livro ‘Educación y género. El conocimiento invisible. Valencia: Tirant Lo Blanch. UNED. 423 páginas’ publicado por Jiménez Fernández, C. y Pérez Serano, G. (Coords). A obra se insere em uma linha teórico-prática X pensamento em que, dentre diversos pontos, se pretende defender o princípio da igualdade e, por conseguinte, do sistema democrático.
O Relato de Experiência da Exma. Srª Ministra da Educação de Cabo Verde, Vera Duarte Lobo de Pina, destaca os desafios assumidos com a independência do país em 1975, constituindo a prioridade das prioridades. No ano de 1979 a escolaridade da população de 275.613 (63%), em sua grande maioria, era analfabeta.
Patrícia Maneschy Duarte da Costa, Sonia Regina Mendes dos Santos e Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun apresentam o tema ‘Extensão Universitária e o Campo da política Cultural’. As reflexões apresentadas fazem parte de uma pesquisa cuja principal preocupação é saber de que forma a cultura tem estado presente na universidade.
No Tema em Discussão, Emílio Tenti Fanfani apresenta os ‘Sentidos de la evaluación y opiniones de los docentes’. O autor tem como foco o discurso da política da educação moderna e a avaliação como lugar central.
Os Editores
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v1i3.62
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.