Análise das práticas avaliativas de programas de prevenção e combate ao assédio moral: estudo de casos da UFRA e UFPA

Anderson dos Santos Vieira, Diana Cruz Rodrigues

Resumo


A pesquisa objetiva analisar o alinhamento das práticas de avaliação de programas de prevenção e combate ao assédio moral em universidades públicas às orientações da avaliação democrática. Especificamente são analisadas práticas avaliativas dos programas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Práticas de avaliação democrática em programas de prevenção e combate ao assédio moral aumentam o pluralismo de percepções e a sensação de justiça social. A ausência de categorização de assédio moral em avaliações e a baixa conformidade normativa dos programas dificultam seu enfrentamento. Um quadro analítico com 6 categorias foi proposto para examinar o alinhamento das práticas avaliativas à avaliação democrática. O método aplicado foi o estudo de casos da UFPA e UFRA, baseado em entrevistas e análise documental. Os resultados mostram que as instituições se distanciam da perspectiva avaliativa democratizante na maioria das avaliações identificadas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v17i56.5055



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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