Experiência em avaliação: a epistemologia na formação do avaliador

Flávia de Andrade Viveiros Quadrelli, Elaine Maria de Andrade Senra

Resumo


Este artigo destaca a importância da epistemologia na formação de avaliadores, mais especificamente, no Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio. Explora a relação entre avaliação e ciência, a busca pelo conhecimento e sua relevância para a avaliação. Analisa conceitos filosóficos sobre o conhecimento, destacando Platão, Aristóteles e Kant. Examina a influência dos princípios epistemológicos kantianos na avaliação contemporânea. Nas considerações finais, ressalta a importância do curso na formação de avaliadores conscientes e éticos.

Texto completo:

PDF

Referências


CARL Jung: entrevista legendada em português. [S. l.: s. n.], 14 jan. 2024. 1 vídeo (38 min.). Publicado por Inspirando Ideias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jkH8KkFKbqU. Acesso em: 21 maio 2024.

GETTIER, E. L. Conhecimento é crença verdadeira justificada? Perspectiva Filosófica, Recife, v. 1, n. 39, p.124-127, jan./jun. 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7828916/mod_resource/content/1/Gettier-1963-in-Perspectiva-Filosofica.pdf. Acesso em: 21 maio 2024.

HAN, B.-C. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.

KAMKWAMBA, W.; MEALER, B. O menino que descobriu o vento. Jandira, SP: Principis, 2021.

KANT, I. Crítica da razão pura. Petrópolis: Editora Vozes, 2022a.

KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? E outros textos. São Paulo: Penguin-Companhia das Letras, 2022b.

LEITE, F. T. 10 lições sobre Kant. Petrópolis: Vozes, 2015.

LEITE, L. S. Comportamento ético: competência fundamental para o trabalho do avaliador. In: SILVA, A. C. (org.). Avaliação e pesquisa: conceitos e reflexões. Rio de Janeiro: Luminária Academia, 2014. p. 101-111.

MORIN, E. É hora de mudarmos de via: as lições do coronavírus. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.

MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MOSER, P. K.; MULDER, D. H.; TROUT, J. D. A teoria do conhecimento: uma introdução temática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

PATTON, M. Q. On the life and death importance of thinking. American Journal of Evaluation, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 137-146, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1098214018756579. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1098214018756579. Acesso em: 13 ago. 2023.

QUEIROZ, V. S. A dignidade da pessoa humana no pensamento de Kant: da fundamentação da metafísica dos costumes à doutrina do direito: uma reflexão crítica para os dias atuais. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 757, jul. 2005.

SCRIVEN, M. Avaliação: um guia de conceitos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

SENRA, E. “Avaliação e epistemologia”. Aula ministrada na Faculdade Cesgranrio. Rio de Janeiro, ago. 2023.

WORTHEN, B.; SANDERS, J.; FITZPATRICK, J. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Editora Gente, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.5044



Direitos autorais 2024 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.