A avaliação de desempenho individual do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro - RIOPREVIDÊNCIA: um estudo meta-avaliativo

Dalva Carneiro, Ovidio Orlando Filho

Resumo


O estudo que originou este trabalho ainda não foi concluído. Seu objetivo é o de avaliar a avaliação de desempenho individual instituída no contexto do RIOPREVIDÊNCIA com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da carreira de seus servidores públicos. A metodologia adotada é sustentada na abordagem avaliativa centrada nos participantes e na definição das categorias e padrões da avaliação do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation. As análises a serem realizadas serão adaptadas dos 30 padrões do Joint Committee, considerando as características contextuais do RIOPREVIDÊNCIA. Ao seu final, procurar-se-á responder à questão avaliativa: Em que medida o processo de avaliação de desempenho individual do RIOPREVIDÊNCIA atende aos padrões de qualidade de programas disseminados pelo Joint Committee? Espera-se que as recomendações do estudo possuam a devida qualidade para que possam contribuir na tomada de decisões, para o aperfeiçoamento dos processos, que a Autarquia pública julgar pertinentes.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.5041



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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