Os ciclos de autoavaliação do Instituto Federal do Rio de Janeiro: um estudo meta avaliativo

Adriana Lilian Lisboa Linhares, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O artigo tem como objetivo apresentar a meta-avaliação dos ciclos autoavaliativos do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), realizado pela Comissão Própria de Avaliação desde sua implantação. Após 20 anos de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, é percebido que a autoavaliação se tornou importante no âmbito governamental, pois sua atuação não se restringe às condições de ensino, mas se estende às questões políticas, sociais, de globalidade, emitindo juízo de valor, implantando e consolidando uma cultura avaliativa. A experiência adquirida no mestrado em Avaliação inspirou inovações alterando a rota da metodologia do estudo e apontando para uma mudança que gerou um novo produto acadêmico e profissional. Foi adotada a abordagem meta-avaliativa por mérito, com o propósito de avaliar o valor e a qualidade intrínseca dos ciclos avaliativos da autoavaliação do IFRJ. Os padrões de avaliação definidos pelo Joint Committee foram adaptados para identificar até que ponto a autoavaliação foi útil, exequível, adequada, responsável e precisa.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.5039



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.