Os impactos do Mestrado em Avaliação da Fundação Cesgranrio na minha vida profissional na Força Aérea Brasileira

Marisa Helena de Oliveira Silva, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio é o epítome do processo formativo de profissionais de diferentes áreas e de diversas instituições de ensino e organizações públicas ou privadas. Por ser um curso de viés prático e multidisciplinar, o foco principal é aliar a qualidade de ensino com as demandas e desafios desses profissionais, a partir da experiência vivida e percebida por eles durante a formação e posteriormente na prática. Este artigo busca refletir sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado e suas implicações não somente no desenvolvimento da minha dissertação, mas também em minhas atividades laborais, após a conclusão do curso. Além disso, este estudo apresenta os fatores contribuintes para a elaboração do instrumento de avaliação, construído e validado criteriosamente para atender a qualidade dos cursos à distância da Universidade da Força Aérea.

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Referências


ABREU, A. F.; GONÇALVES, C. M.; PAGNOZZI, L. Tecnologia da informação e educação corporativa: contribuições e desafios da modalidade de ensino-aprendizagem à distância no desenvolvimento de pessoas. Rev. Pec., Curitiba, v. 3, n. 1, p. 47-58, jul. 2003.

BRASIL. Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987 [...]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2012. 31 dez. 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm. Acesso em: 24 jun. 2024.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.5038



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

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  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.