Uso da análise fatorial na construção de escalas: avaliação da inovação digital no GATE/MPRJ

Kennedy Simões Santos Carvalho, Glauco da Silva Aguiar

Resumo


Os autores destacam a relevância dos construtos latentes para a avaliação e a complexidade em mensurar essas variáveis não observáveis. Apresentam um caminho para construção e validação de escalas para medir atitudes, considerando três pressupostos fundamentais para a produção de conhecimento: 9) e as competências do avaliador, aplicáveis no campo da avaliação. Relatam, a título de exemplificação, o estudo que avaliou simultaneamente os sistemas SEI e PRODATA, na perspectiva da inovação digital vivenciada pelos usuários, no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O instrumento avaliativo contém 26 itens visando mensurar cinco construtos latentes oriundos do Modelo de Difusão de Inovações de Rogers (1983): Vantagem Relativa; Compatibilidade; Facilidade de Uso; Testabilidade e Demonstrabilidade de Resultados. A análise fatorial implementada ratificou a validade e confiabilidade das escalas obtidas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.5037



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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