Processo de validação de instrumento de avaliação: uma experiência

Felipe Jorge Granero, Lígia Silva Leite

Resumo


O trabalho descreve o processo de construção e validação de um instrumento de avaliação para ser utilizado em cursos de especialização, focada na parte do curso oferecida à distância, pelo Centro de Estudos de Pessoal do Exército/Forte Duque de Caxias. O instrumento foi desenvolvido atendendo as diretrizes do Departamento de Educação e Cultura do Exército e as orientações do Ministério de Educação. O processo de elaboração seguiu a metodologia de elaboração de instrumento avaliativo utilizada pelo curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio e foi validado mediante os processos de validação aparente, de conteúdo e técnica, além de incluir um pré-teste com alunos do Centro de Estudos de Estudos de Pessoal do Exército/Forte Duque de Caxias.

Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, A. C. R. P. da; NASCIMENTO, F. M. do; LOPES, M. S. S.; HORA, S. N. da. Uma proposta de aplicação de checklist de avaliação da qualidade como mecanismo de melhoria da gestão de cursos da EAD no exército brasileiro. Rio de Janeiro: CEADEx, 2018. Disponível em: http://www.ceadex.eb.mil.br/images/artigos_cientificos/CHECKLIST_DE_AVALIACAO_DA_QUALIDADE_NA_EAD_-_2018.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019.

ELLIOT, L. G. (org.). Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

FERREIRA, K. V. Construção de instrumento para avaliação de curso de pós-graduação lato sensu a distância da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Lígia da Silva Leite. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) – Faculdade Cesgranrio, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2016.

PEREIRA, A. L. S. Avaliação de disciplina online em curso presencial de graduação: a perspectiva dos alunos. Orientadora: Maria Beatriz Gomes Bettencourt. 2017. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) – Faculdade Cesgranrio, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2017.

PINTO, C. R. M. Avaliação de um curso superior tecnológico na perspectiva dos interessados. Orientadora: Maria Beatriz Gomes Bettencourt, 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) – Faculdade Cesgranrio, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2018.

RODRIGUES, C. M. C.; RIBEIRO, J. L. D.; CORTMIGLIA, M.; BUNDCHEN, C. Uma proposta de instrumento para avaliação da educação a distância. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 321-354, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000200004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/LLcNSPCDZJWhsjrwGWX5Nmk/#. Acesso em: 15 ago. 2019.

WORTHEN, B. R.; SANDERS, J. R.; FITZPATRICK, J. L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Gente, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.5032



Direitos autorais 2024 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.