A referencialização como metodologia de avaliação das aprendizagens aplicada a uma experiência de criação plástica
Resumo
Para realizar a avaliação das aprendizagens relativa a uma experiência de criação plástica vivida por estudantes do ensino superior, futuros profissionais que atuarão em contextos de intervenção educativa, social e cultural, foi seguida a metodologia de avaliação proposta por Gérard Figari – a referencialização. Esta metodologia consiste na construção de um conjunto de referentes (referencial) que permite avaliar um determinado objeto ou dispositivo educativo, sendo este processo realizado através de procedimentos de investigação. A situação de aprendizagem em análise é um exercício de expressão plástica em que os estudantes experimentaram a assemblagem – meio de expressão que combina várias técnicas e materiais – em aulas de Artes Visuais. O resultado deste processo é um referencial de avaliação das aprendizagens que reflete as diferentes dimensões da experiência vivida e cujas formas de construção e aplicação podem ser transferidas para outras situações avaliativas em Artes Visuais.
Texto completo:
PDFReferências
ACASO, M. La educación artística no son manualidades: nuevas prácticas en la enseñanza de las artes y la cultura visual. Madrid: Catarata, 2009.
BELJON, J. J. Gramática del arte. Madrid: Celeste Ediciones, 1993.
BOUGHTON, D. Assessment of performance in the visual arts: what, how, and why? In: KÁRPÁTI, A.; GAUL, E. (ed.). From child art to visual culture of youth: new models and tools for assessment of learning and creation in art education. Bristol, UK: Intellect Press, 2019. p. 119-142.
CALDAS, A. P.; VASQUES, E. Educação artística para um currículo de excelência. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.
FIGARI, G. Para uma referencialização das práticas de avaliação dos estabelecimentos de ensino. In: ESTRELA, A.; NÓVOA, A. (org.). Avaliação em educação: novas perspectivas. Porto: Porto Editora, 1993. p. 139-154.
FIGARI, G. Avaliar: que referencial? Porto: Porto Editora, 1996.
GÖRLICH, Y. Development of creative process assessment scale (CPAS). Journal of Creativity, [S. l.], v. 33, n. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.yjoc.2023.100042. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2713374523000018?via%3Dihub. Acesso em: 11 jun. 2025.
GRAHAM, M. A. Assessment in the visual arts: challenges and possibilities. Arts Education Policy Review, Washington, v. 120, n. 3, p. 175–183, 2019. DOI: 10.1080/10632913.2019.1579131. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10632913.2019.1579131. Acesso em: 11 jun. 2025.
HADJI, C. A avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. Porto: Porto Editora, 1994.
KOWALSKI, I. A avaliação na área de expressão dramática no 1º ciclo. Educação & Comunicação, [S. l.], n. 3, p. 70-79, 2000.
LESNE, M. Lire les pratiques de formation d’ adultes. Paris: Edilig, 1984.
MAGUETA, L. G. Um estudo de avaliação do currículo da área de expressão e educação plástica no 1º ciclo do ensino básico com base na metodologia da referencialização. 2012. 310 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Lisboa, Portugal, 2012.
MAGUETA, L. G. A linguagem plástica na intervenção educativa, social e cultural: desenvolvimento da experiência de formação “Autorretrato”. In: MAGUETA, L. G.; SOUSA, J.; MILHANO, S.; LOPES, M. S. P. (org.) 2.º Caderno de intervenção cultural e educação artística: pensar a ação em investigação e intervenção artística. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, 2021. p. 55-64.
MELO, M. C. Quem canta, suas crenças semeia – Algumas ideias sobre educação artística. In: EDUCAÇÃO pela arte: estudos em homenagem ao Dr. Arquimedes da Silva Santos. Lisboa: Livros Horizonte, 2000. p. 161-168.
SEITZ, W. C. The art of assemblage. Nova York: The Museum of Modern Art, 1961.
VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, número especial 4, p. 79-97, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.38645. Diposnível em: https://www.scielo.br/j/er/a/GLd4P7sVN8McLBcbdQVyZyG/?lang=pt. Acesso em: 11 jun. 2025.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v17i55.4940
Direitos autorais 2025 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.