Laboratório de Informática Educativa do campus Humaitá I do Colégio Pedro II: um estudo avaliativo

Sonia Regina Natal de Freitas, Lígia Silva Leite

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar as atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática Educativa (Lied) do campus Humaitá I do Colégio Pedro II. A abordagem avaliativa utilizada foi a centrada na administração, tendo como base o modelo CIPP (Contexto, Insumos, Processo e Produto) elaborado por Stufflebeam. Foram coletadas informações para que a direção e coordenação pedagógica do campus Humaitá I tivessem mais subsídios para decisões a respeito dos aspectos das atividades desenvolvidas pelo Lied que precisam ser mantidos, reformulados ou excluídos frente à criação de um novo laboratório. Para isso foi utilizado um questionário validado por três especialistas e criado a partir de indicadores e padrões estabelecidos pela autora do estudo.  Segundo os docentes que responderam o questionário, as atividades do Lied atendem as suas expectativas, estão de acordo com o currículo da série, integradas com as atividades de sala de aula e são relevantes para os alunos. Os principais obstáculos mencionados para o desenvolvimento destas atividades são falta de professor na equipe do Lied e ausência de horário fixo para planejamento. O estudo também apontou que ainda há pouca utilização das TICs nas atividades planejadas e realizadas pelos professores regentes. A maioria dos professores considerou que a organização das aulas para atendimento aos alunos, dividindo-se a turma e tendo um laboratório com 16 máquinas, é satisfatória, mas alguns professores apontam que gostariam de acompanhar os seus alunos ao Lied. Foi recomendado que fossem fornecidas mais informações para os administradores aprimorarem a qualidade das atividades do Lied.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4824



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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