Impactos do Sistema de Seleção Unificada na Universidade Federal do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo

Roberto Vieira, Lúcia Regina Goulart Vilarinho

Resumo


O objetivo desse estudo foi avaliar os impactos verificados nos cursos de graduação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em decorrência da sua adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU). A necessidade de estabelecer um diagnóstico a respeito das consequências no ingresso, desempenho, retenção, evasão e conclusão dos seus alunos, após a referida adesão, justificou a sua realização. Nos procedimentos metodológicos, adotou-se a abordagem centrada na administração e a construção de três quadros de categorias, indicadores e padrões, a partir dos quais foram elaborados os instrumentos de avaliação. Tanto os quadros como os instrumentos foram devidamente validados, em técnica e conteúdo, por especialistas da Faculdade Cesgranrio e por docentes da UFRJ, respectivamente. Foram elaborados dois questionários, sendo um aplicado aos candidatos que se classificaram para a UFRJ e não se matricularam, e outro aplicado aos docentes. Além desses questionários, utilizou-se, também como instrumento de avaliação, a análise documental, por meio da qual foram verificadas, através do banco de dados do Sistema de Gestão Acadêmica da UFRJ, informações referentes ao ingresso, desempenho, retenção, evasão e conclusão dos alunos oriundos do SISU e dos processos seletivos gerenciados exclusivamente pela UFRJ. Os resultados foram analisados por meio de comparações dos cenários encontrados, em séries históricas específicas, entre os estudantes ingressantes através do SISU e os estudantes ingressantes através dos processos gerenciados exclusivamente pela UFRJ, e revelaram, de maneira geral, que apesar do SISU ter tornado o processo seletivo mais democrático e simples, para a UFRJ não é o sistema de seleção ideal. As recomendações foram propostas no sentido de que a continuação do uso do SISU como processo de seleção para a UFRJ seja reavaliada e que novos estudos sejam realizados, preferencialmente, com a participação de outras instituições públicas de ensino, sobretudo, as localizadas no Estado do Rio de Janeiro, com vista à construção de processos alternativos ao SISU, ou elaboração de estratégias que visem aprimorá-lo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4818



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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