A videoconferência como estratégia de educação continuada em rede no SESC: um estudo avaliativo

Marta Cristina Gomes do Nascimento, Ligia Gomes Elliot

Resumo


Este estudo teve por objetivo avaliar a videoconferência como estratégia de educação continuada em rede, no desenvolvimento de profissionais da Atividade Assistência Odontológica do Sesc, no período de 2011 a 2012, à luz das dimensões da qualidade: eficiência, economicidade, equidade, eficácia e efetividade. Os dados foram coletados em documentos institucionais e por meio de questionário, entrevista e depoimento. O questionário foi aplicado a 23 profissionais responsáveis pela Atividade Assistência Odontológica do Sesc. O roteiro de entrevista foi aplicado a seis profissionais do Departamento Nacional, atuantes nas Gerências de Planejamento e Orçamento, de Desenvolvimento Técnico, de Saúde e de Estudos e Pesquisas. O depoimento foi coletado de uma professora, doutora em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina. De acordo com os resultados apresentados, pode-se inferir que a videoconferência demonstrou ser uma estratégia mais eficiente e econômica, em relação às ações presenciais, além de equitativa. Contudo, de acordo com as opiniões dos envolvidos, é parcialmente eficaz e efetiva para o desenvolvimento dos profissionais da Atividade Assistência Odontológica do Sesc em nível nacional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4812



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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