Avaliação da fluência tecnológica de alunos de cursos de graduação a distância

Margareth Braz Ramos, Lígia Silva Leite

Resumo


O objetivo desse estudo é avaliar a fluência tecnológica de alunos na modalidade a distância, dos cursos de graduação em Pedagogia e Turismo em relação ao uso das interfaces presentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).  Este estudo se justifica devido ao fato destes alunos demonstrarem falta de domínio em relação às interfaces disponíveis no ambiente virtual, o que pode afetar o processo de aquisição do conhecimento. Foram utilizadas informações referentes à fluência tecnológica, projetos desenvolvidos nesta área, construção do conhecimento no AVA na visão de diversos autores, o perfil do aluno da Educação a Distância (EAD) e as características da EAD no ensino superior.  Os procedimentos metodológicos adotados incluíram a abordagem avaliativa centrada em objetivos e a construção do quadro de categorias, indicadores e padrões, que serviu de subsídio para elaboração do questionário.  Este instrumento foi validado por quatro especialistas e aplicado a 51 alunos dos cursos de graduação a distância das áreas de Pedagogia e Turismo.  Os resultados foram analisados com base em três categorias: habilidades tecnológicas, interação e autonomia que formaram um conjunto significativo de informações que responderam às questões avaliativas deste estudo: a primeira está relacionada à fluência tecnológica do aluno para utilizar o AVA e a segunda ao desconhecimento das tecnologias e a repercussão no aprendizado do aluno.  Os resultados revelaram, de maneira geral, que o acesso ao ambiente virtual ainda é uma dificuldade dos alunos de Pedagogia e Turismo e, sendo a utilização das interfaces presentes, condição imprescindível para a realização destes cursos, percebe-se a necessidade de maior fluência tecnológica. As recomendações foram feitas neste sentido visando melhorar o aprendizado dos alunos de cursos superiores a distância e para evitar o grande de número de evasões nas instituições.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4808



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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