Avaliação da Educopédia como reforço de aprendizagem nos Ginásios Experimentais Cariocas

Maria Cecília Alves Galvão, Lígia Silva Leite

Resumo


Este estudo teve por objetivo avaliar o uso pedagógico da Educopédia nos Ginásios Experimentais Cariocas (GECs), especificamente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do 9º ano do Ensino Fundamental. A plataforma das aulas digitais surgiu a partir da necessidade de se ofertar reforço digital, bem como ser mais um apoio aos professores para melhorar a qualidade da educação, no município do Rio de Janeiro. A avaliação formativa foi adotada neste estudo, de natureza predominantemente qualitativa, seguindo os parâmetros de Scriven para responder as perguntas avaliativas propostas. Os participantes da avaliação foram os alunos e professores do 9º ano, das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, pertencentes ao quadro funcional da Secretaria Municipal de Educação, dos GECs. A avaliação foi orientada para a verificação das competências de aprendizagem nestas duas disciplinas. Para completar a análise e contextualizar o desempenho, foi feito um confronto com os resultados obtidos pelos alunos nas provas bimestrais, no ano de 2011. A avaliação foi realizada mediante a utilização de dois questionários, elaborados pela autora, autoaplicáveis, combinando questões de respostas abertas e fechadas. Eles foram respondidos individualmente por 28 professores regentes da rede municipal e 630 alunos. Os resultados indicam, dentre outros, que o uso pedagógico da Educopédia: (a) contribuiu para o processo de aprendizagem escolar não como reforço, mas como ferramenta de enriquecimento do trabalho pedagógico; (b) gerou mudanças no planejamento dos professores; (c) não revelou evidências significativas de melhoria de desempenho dos alunos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4806



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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