Avaliação da competência informacional em ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Glaucilene Mariano Sales, Elaine Rodrigues Perdigão

Resumo


Este estudo teve por objetivo avaliar a competência informacional dos alunos de pós-graduação stricto sensu em ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objeto do estudo centrou-se nas práticas e no comportamento dos discentes com relação ao acesso, avaliação e uso da informação. A abordagem avaliativa adotada foi a centrada nos objetivos, a qual possibilitou dimensionar as categorias do Quadro de Critérios – Acesso à Informação, Avaliação da Informação e Uso da informação, assim como as subcategorias e respectivos indicadores, selecionados com base em entrevistas exploratórias. Os resultados apontaram para os níveis de competência informacional dos alunos. Nas categorias Acesso à Informação e Avaliação da Informação, os alunos atingiram o nível médio de competência informacional. Já na categoria Uso da Informação, os alunos demonstraram possuir nível alto de competência informacional. Recomendou-se que fossem realizadas estratégias para divulgação dos recursos informacionais disponíveis; reestruturação dos tópicos levantados nos treinamentos, a fim de abarcar os pontos fracos levantados no estudo; ampla divulgação das normas institucionais a respeito do uso de recurso disponíveis; trabalho coordenado entre professores e bibliotecários, atualização dos profissionais da biblioteca, com o propósito de aperfeiçoar de forma integral as habilidades e atitudes dos alunos com relação à competência informacional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4801



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.