Avaliação das disciplinas em rede do curso de Tecnologia em Logística da Associação Educacional Dom Bosco: a visão dos docentes e discentes
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Tabajara Lucas de; PINTO, Suzi Samá; PICOLLI, Humberto Camargo. Auto-avaliação na Fundação Federal do Rio Grande: metodologia de avaliação. Revista da Avaliação da Educação Superior, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 515-530, set. 2007.
ALVES, João Roberto Moreira. A educação a distância no Brasil: síntese histórica e perspectivas. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, 1994.
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO. Educação a Distância, Portal de Educação a Distância, Resende, 2011. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2011.
______. Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e da Computação Dom Bosco. Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Logística. Resende, 2010. Disponível em: . Acesso em: 16 maio 2011.
______. Plano de Desenvolvimento Institucional. Resende, 2009. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2010.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto, PT: Porto Ed., 1994.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
______. Lei n°. 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 2004.
______. Ministério da Educação. Decreto nº. 5.622, 20 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 19 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2005. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2011.
______. Ministério da Educação. Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 maio 2006.
______. Ministério da Educação. Portaria nº 2.253, de 18 de outubro de 2001. Autoriza a inclusão de disciplinas não presenciais em cursos superiores reconhecidos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 out. 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Autoriza introduzir na organização didático pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrante do curriculo que utilizem modalidade semipresencial. Diário Oficial da União, Brasília, DF,11 dez. 2001.
______. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 1, de 10 de janeiro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 8, 11 jan. 2007a. Seção 1, p. 7.
______. Ministério da Educação. Portaria Normativa n 2, de 10 de janeiro de 2007. Dispõe sobre os procedimentos de regulação e avaliação da educação superior na modalidade a distância. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n 8, 11 jan. 2007b. Seção 1. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2011.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília, DF, 2007c. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2011.
CARTA de Transdisciplinaridade. In: CONGRESSO MUNDIAL DE TRANSDISCIPLINARIDADE, 1., 1994, Lisboa. Carta... Lisboa, PT: Unesco, 1994. Disponível em: . Acesso em: 2 ago. 2011.
CENTRO DE EDUCAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO PARA ACÃO COMUNITÁRIA. E-mails pedagógicos. São Paulo, 2004.
CENTRO DE ESTUDOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Pesquisa TIC Domicílios 2010: coletiva de imprensa. São Paulo, 2011. Disponível em: . Acesso em: 4 ago. 2011.
DELORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir: relatório para Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 4. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco: MEC, 1996.
DIAS SOBRINHO, José. Universidade e avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis: Insular, 2002.
GATTI, Bernadete A. Critérios de qualidade. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília, DF, Seed, 2005. p. 143-145. (Série Salto para o futuro). Disponível em: . Acesso em: 4 jul. 2011.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
IBGE. Censo 2010. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2011.
IBGE. Síntese de indicadores 2009. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2011.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1996.
MACÁRIO, Nilza Magalhães. Avaliação institucional em organizações de ensino superior no Brasil. 1994. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1994.
MAIA, Marta de Campos. EAD tem expectativa de crescimento para os próximos anos: [Entrevista com] Dênia Sales. Revista TIC Brasil, [S. l.], 25 jan. 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2011.
MONROE, Camila. Elos do conhecimento. Nova Escola, São Paulo, ano 27, n. 243, p. 84-86, jun./jul. 2011.
MORAN, José Manuel. O que é um bom curso a distância?. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília, DF, Seed, 2005. p.148. (Série Salto para o futuro). Disponível em: . Acesso em: 04 jul. 2011.
______. Ensino e educação de qualidade. In:______. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12. ed. Campinas: Papirus, 2006. p. 12. Disponível em: . Acesso em: 21 de maio de 2011
______. Modelos e avaliação do ensino superior a distância no Brasil. São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 24 maio 2011.
MOURA, Rui. A avaliação no processo ensino-aprendizagem. [S. l.], 1998. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2010.
NITZKE, Julio Alberto; GRAVINA, Maria Alice; CARNEIRO, Mára Lúcia. O percurso e a institucionalização da EAD na UFRGS. Porto Alegre, 2008. Disponível em: . Acesso em: 24 maio 2011.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
PINTO, Carlos Sousa. O trabalho cooperativo e o ensino/aprendizagem a distância. In: SILVA, Angela Carrancho da (Org.). Infovias para a educação. Campinas, SP: Ed. Alínea, 2004.
RAMIREZ, Pedro A. R. Associação Educacional Dom Bosco: implementação do Projeto Educação a Distância. Resende, RJ: AEDB, 2007. Paginações opostas.
______. Educação a distância: atividades EaD-AEDB 2008. Resende, RJ: AEDB, 2008.
RODRIGUES, Rosângela Schwarz. Modelo de avaliação para cursos no ensino a distância: estrutura, aplicação e avaliação. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) -Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2011.
SILVA, Angela Carrancho da; SILVA, Christina Marília Teixeira da. Avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais: rompendo as barreiras da legislação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 14., 2008, Santos. Trabalhos apresentados... Santos, SP: ABED, 2008. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2011.
______. Avaliação de ambiente virtuais de aprendizagem. In: SILVA, Angela Carrancho da. (Org.). Aprendiz@ em @mbiente virtu@: educação a distância. Porto Alegre, RS: Mediação, 2009a.
______. Do diagnóstico às questões avaliativas: um caminho possível via prática de avaliação em educação a distância. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 63, p. 293-312, 2009b.
VEIGA, Ilma P. A.; SILVA, Edileuza F. (Org.). A escola mudou: que mude a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2010.
VERGARA, Sylvia C. Métodos de coleta de dados em campo. São Paulo: Atlas, 2009.
VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação educacional: teoria, planejamento, modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo. Ed. Gente, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4790
Direitos autorais 2024 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.