O teletrabalho realizado pelos setores administrativos do Instituto de Psiquiatria da UFRJ durante a pandemia da COVID-19: um estudo avaliativo

André Meireles Ribeiro dos Santos, Elaine Rodrigues Perdigão

Resumo


O presente estudo teve por objetivo avaliar o teletrabalho realizado pelos setores administrativos do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, realizado a partir de uma necessidade de isolamento social, decorrente da pandemia da Covid-19. A abordagem adotada foi a centrada na administração, pois a mesma tem como objetivo auxiliar as pessoas que tomam decisões, alinhando-se, portanto, à necessidade de que a administração tome uma decisão futura acerca da adoção ou não do teletrabalho no ambiente do Instituto de Psiquiatria. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, além de uma entrevista de cunho exploratório para auxiliar na construção do quadro de categorias, que posteriormente foi validado por três especialistas em avaliação, sendo dois docentes do curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio, além de um avaliador externo. Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários online, sendo um para funcionários com função de chefia, e outro para funcionários sem cargo de chefia. Complementarmente, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, sendo uma com servidor com função de chefia, e a outra com servidor sem função de chefia. Os resultados obtidos permitiram responder as duas questões avaliativas formuladas: até que ponto o teletrabalho atendeu às demandas administrativas do Instituto de Psiquiatria da UFRJ?; e qual o nível de satisfação dos funcionários dos setores administrativos do Instituto de Psiquiatria da UFRJ quanto ao teletrabalho realizado? Concluiu-se que, embora com algumas ressalvas, o teletrabalho conseguiu atender as demandas administrativas do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e que foi médio o nível de satisfação dos funcionários dos setores administrativos do Instituto de Psiquiatria da UFRJ quanto ao teletrabalho realizado. Recomendou-se que o planejamento para o referido regime deve ser feito com base em planos de trabalho bem definidos e estabelecimento de metas, análise prévia do perfil dos que desejam realizar o teletrabalho, a realização de capacitação e treinamento de servidores em relação a equipamentos e sistemas necessários, a disponibilização dos sistemas operacionais que existem no regime presencial para o regime de remoto, além da criação de um núcleo de acompanhamento socioemocional para aqueles que estão em regime de teletrabalho.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4789



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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