Avaliação da usabilidade de uma ferramenta voltada para a construção de instrumentos avaliativos online

André Luiz Carmo Eppinghaus, Christina Marília Teixeira da Silva

Resumo


O estudo teve por objetivos o desenvolvimento e a avaliação de uma ferramenta, totalmente livre, voltada para a construção de instrumentos de avaliação online, conforme padrões de usabilidade propostos por Krug (2008) e Nielsen e Loranger (2007). A abordagem de avaliação escolhida foi a “Centrada em Especialistas”. Para a obtenção dos dados do estudo, foi aplicado um questionário a um painel de especialistas em educação online. A análise dos dados quantitativos foi feita por meio de estatística descritiva, envolvendo a elaboração de tabelas, bem como o cálculo de medidas. No que se refere às questões abertas do questionário, realizou-se uma análise qualitativa. Os resultados do estudo indicaram que a ferramenta foi bem avaliada pelos especialistas com julgamentos variando de bom a excelente, tendo obtido média 8,9 em relação à funcionalidade global. No entender dos juízes, a ferramenta atendeu a quase todos os padrões de usabilidade contidos na Ficha de Avaliação. No estudo são feitas recomendações no sentido de se aprimorar a usabilidade da ferramenta.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4788



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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