Avaliação da usabilidade de uma ferramenta voltada para a construção de instrumentos avaliativos online
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ANHANGUERA EDUCACIONAL. Programa de Avaliação Institucional. São Paulo, 2007. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2010.
BARBOSA, Simone Diniz Junqueira; SILVA, Bruno Santana da. Interação humanocomputador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
BRASIL. Decreto de 29 de outubro de 2003. Institui Comitês Técnicos do Comitê Executivo do Governo Eletrônico e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 out. 2003. Disponível em: . Acesso em: 5 dez. 2009.
EVALUATION. Drupal, [S. l.], 2005. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2010.
INEP. Portaria nº. 4, de 13 de janeiro de 2005. Implanta o Instrumento de Avaliação Institucional Externa para fins de credenciamento e recredenciamento de universidades. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 10, 14 jan. 2005. Seção 1, p. 24. Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2011.
KRUG, Peter. Não me faça pensar!. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.
NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na web. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
OPEN Source CMS. Drupal, London, [2006?]. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2011.
PHP: Hypertext Preprocessor. [S. l., 2001?]. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2011.
R DEVELOPMENT CORE TEAM. R: a language and environment for statistical computing. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing, 2009. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2011.
SCHMITZ, Carsten. LimeSurvey: the free & open source survey software tool! [S. l.], 27 jan. 2008. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2010.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2004. (Coleção Brasil Urgente).
SOFTWARE and solutions. SPSS, Quarry Bay, HK, [2009]. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2011.
UNIVERSIDADE GAMA FILHO. Avaliação institucional. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2010.
THE WORLD'S most advanced open source database. PostgreSQL, Berkeley, CA, [1996?]. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2011.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. GENTE, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4788
Direitos autorais 2024 Fundação Cesgranrio
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings
Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.