Avaliação do software usado pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação nas avaliações externas educativas

Ana Maria Feydit Brito, Angela Carrancho da Silva

Resumo


O objetivo do estudo foi avaliar o grau de satisfação dos colaboradores do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), com a versão atual do sistema SAvE. O SAvE é o sistema usado como ferramenta de suporte às avaliações educativas realizadas em instituições de saúde. O modelo de avaliação adotado foi fundamentado na abordagem centrada nos consumidores. Para avaliar o nível de satisfação dos usuários foram utilizadas as categorias Qualidade em Uso e Contexto de Uso, baseadas nas normas das séries ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598, que visam avaliar a qualidade do produto de software. A visão do usuário responsável pelas atividades administrativas de cadastramento, agendamento das avaliações e compilação do relatório final, bem como dos dois usuários responsáveis pela coordenação técnica das avaliações foi obtida através de uma entrevista. A visão de 28 dos profissionais, que realizam as avaliações educativas nas instituições de saúde e utilizam o SAvE para os registros das evidências encontradas, foi coletada através de um questionário on-line.  A análise dos dados coletados nas entrevistas e nas questões abertas do questionário foi feita através registro das principais falas, as informações obtidas nas questões fechadas do questionário foram tabuladas e os dados relativos às características da categoria Qualidade em Uso foram analisados usando uma Matriz de Importância e Desempenho. Os participantes do estudo avaliaram positivamente o SAvE como ferramenta para coleta, compilação e preparação dos relatórios das avaliações de educação, mas indicaram diversos aspectos que poderiam ser melhorados. Como todas as etapas dessa avaliação foram acompanhadas pelo Departamento de Tecnologia da Informação do CBA que é responsável pelo sistema SAvE, diversos pontos fracos que foram elencados nesse estudo, como aspectos que deveriam receber ações de melhoria, já serão atendidos na nova versão do SAvE em fase de preparação.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4786



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.