Avaliação do Facebook como recurso facilitador de ensino-aprendizagem no curso de graduação em Turismo

Ana Cristina Rosado França Tesserolli, Lígia Silva Leite

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar o uso pedagógico da rede social Facebook no curso de graduação em Turismo de uma instituição de ensino particular na cidade do Rio de Janeiro. Utilizou-se a abordagem avaliativa centrada em objetivos. Um questionário foi elaborado a partir de Quadros de Critérios e, após ser validado por três especialistas, aplicado aos docentes do curso de graduação em Turismo. Os resultados revelaram que o uso pedagógico do Facebook é parcial no curso de graduação em Turismo. Por outro lado, a análise demonstrou quase que por unanimidade dos respondentes, a utilização pedagógica do Facebook para postar fotos, divulgar eventos e cursos extracurriculares. Outro ponto forte da utilização da rede social é sua função pedagógica para interação professor-aluno. O trabalho também permitiu revelar que o uso do Facebook como recurso facilitador do ensino-aprendizagem se faz relevante para o futuro profissional de turismo já que é fundamental para quem trabalha na área. Um dos pontos críticos do estudo foi a não utilização do Facebook para avaliação nas disciplinas que o utilizam pedagogicamente e a falta de interesse por parte de alguns docentes em ser usuário do Facebook. Recomendou-se, após a conclusão do estudo, que fossem realizadas capacitações com o corpo docente sobre as possibilidades pedagógicas do Facebook e que a avaliação seja realizada em outros cursos de graduação em Turismo e, também, nos cursos de graduação da UCAM e de outras universidades.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4785



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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