O olhar dos estudantes com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento sobre as bibliotecas da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tatiana de Sousa Ribeiro, Ovidio Orlando Filho

Resumo


O presente estudo avaliativo tem como objetivo investigar as condições de acessibilidade das bibliotecas integrantes do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a perspectiva do seu corpo discente com deficiência ou Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Emprega a abordagem avaliativa centrada nos consumidores. Utiliza seis categorias de acessibilidade como critério de avaliação: quatro dimensões de acessibilidade concebidas por Sassaki (arquitetônica, comunicacional, instrumental e atitudinal) e duas dimensões de acessibilidade, no âmbito das bibliotecas, idealizadas por Nicoletti (à informação e ao mobiliário e equipamentos). Apresenta como instrumentos de coleta de dados um questionário aplicado aos estudantes com deficiência e a realização de entrevistas semiestruturadas com o alunado com deficiência e os bibliotecários. Conclui-se que as bibliotecas da UFRJ atendem parcialmente as dimensões de acessibilidade arquitetônica e ao mobiliário e equipamentos; e, não atendem às dimensões de acessibilidade comunicacional, instrumental, atitudinal e à informação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4780



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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