Procedimento de colocação de balão intragástrico para tratamento da obesidade: um estudo avaliativo

Patrícia Ferreira Domingos, Maria Beatriz Gomes Bettencourt

Resumo


O objetivo deste estudo consistiu em avaliar o grau de satisfação e as mudanças percebidas pelos pacientes submetidos ao tratamento da obesidade por meio da utilização do balão intragástrico. Este estudo avaliativo baseou-se na abordagem avaliativa centrada em objetivos, visando a perda ponderal de 10 a 15%. Um questionário foi aplicado a 23 pacientes tendo havido interação direta e indireta com os mesmos. Os resultados da avaliação revelaram que os pacientes que foram inqueridos e submetidos ao procedimento referido tinham idades entre 19 e 68 anos, em sua maioria do sexo feminino e em grande parte possuíam, pelo menos, nível superior completo. Foi mostrado um impacto na percepção do grau de satisfação dos pacientes após a perda de peso, com alteração dos hábitos de vida alimentar e com a prática mais frequente de atividades físicas regulares.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO Portuguesa dos Nutricionistas. Alimentação adequada: faça mais pela sua saúde. Porto: APN, 2011.

BEZOAR. In: Dicionário Médico. São Paulo: Fármacos, 2014. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Federação Brasileira de Gastroenterologia. Combate à obesidade. São Paulo, 2012. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2012.

______. Ministério da Saúde. Secretária de Vigilância em Saúde. Vigitel Brasil 2010. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2014.

______. Ministério da Saúde. Secretária de Vigilância em Saúde. Vigitel Brasil 2012. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2014.

______. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Obesidade. 12. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006.

CHIANCA, Thomaz; MARINO, Eduardo; SCHIESARI, Laura. Desenvolvendo a cultura de avaliação em organizações da sociedade civil. São Paulo: Global, 2001. (Coleção Gestão e Sustentabilidade).

DICIONÁRIO ELETRÔNICO AURÉLIO: Dicionário eletrônico Aurélio 7 nova ortografia edição 100 anos. 5. ed. São Paulo: Editora Positivo. 2010.

FINUCANE, Mariel M. et al. National, regional, and global trends in body-mass index since 1980: systematic analysis of health examination surveys and epidemiological studies with 960 country-years and 9.1 million participants. Lancet. USA, v. 12, n. 377(9765), p. 557-567, fev. 2011. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2013.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Antropometria e estado nutricional no Brasil: metodologia, índices e tendência secular. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2013.

MUÑOZ, Tomás Garcia. El cuestionario como instrumento de investigación: evaluacion. Almendralejo, 2003. Disponível em: . Acesso em: 3 nov. 2012.

PINTO, Marcos Aparecido Fernandes. Análise da segurança e da efetividade do balão intragástrico em pacientes com obesidade: revisão sistemática e metanálise. 2007. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2007.

SALLET, Jose Afonso et al. Revisão Crítica do uso do balão intragástrico no tratamento da obesidade. Revista da ABESO. São Paulo, ano 3, n. 7, abr. 2002. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2014.

SÃO PAULO (Cidade). Secretaria Municipal de Saúde. Atenção à saúde do adulto: protocolo de enfermagem. São Paulo: Secretário Municipal de Saúde, 2012.

SCRIVEN, Michael. The intellectual dimensions of evaluation research. Seattle: McGraw Hill, 1976.

SILIMED BRASIL: paixão inspirando a ciência. Rio de Janeiro, [2013]. Disponível em: . Acesso em: 6 nov. 2013.

SOUZA, José Lazzarotto de Melo e. Tratamento cirúrgico para obesidade. São Paulo, 2011. Disponível em: . Acesso em: 5 de ago. 2013.

WORLD HEALTH ORGANIZATION: BMI Classification. [EUA, 2006]. Disponível em : . Acesso em: 12 jan. 2013.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Obesity: preventing and managing the global epidemic. Genova: WHO, 1998. (Report of a WHO consultation on obesity).

WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4769



Direitos autorais 2024 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.