Qualidade de vida no trabalho de professores de língua inglesa: um estudo avaliativo a partir da ferramenta TQWL-42
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ARELLANO, Eliete Bernal. Avaliação de programas de qualidade de vida no trabalho: análise crítica das práticas das organizações premiadas do Brasil. 2008.194 f. Tese (Doutorado em Nutrição Humana Aplicada) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
______. Qualidade de vida no trabalho e os programas premiados: uma pesquisa exploratória. In: SAMPAIO, Jader dos Reis (Org.). Qualidade de vida no trabalho e psicologia social. 2 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
ARELLANO, Eliete Bernal; LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Análise crítica dos indicadores dos programas de qualidade de vida no trabalho no Brasil. O mundo da saúde, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 141-151, 2013.
BERENGER, Mercêdes Moreira; ELLIOT, Lígia Gomes; PARREIRA, Artur. Grupo Focal. In: ELLIOT, Lígia Gomes (Org.). Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
FERNANDES, Eda Contes. Qualidade de vida no trabalho. Salvador: Casa do Psicólogo, 1996.
FERNANDES, Marcos Henrique; ROCHA, Vera Maria. Impacto dos aspectos psicossociais do trabalho na qualidade de vida dos professores. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 15-20, 2009.
______. Qualidade de vida de professores do ensino fundamental: uma perspectiva para a promoção da saúde do trabalhador. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 57, n. 1, p. 23-27, 2008.
FLECK, Marcelo Pio de Almeida. O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-100): características e perspectivas. Revista de Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 33-38, 2000.
FLECK, Marcelo Pio de Almeida et al. Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de Qualidade de Vida da OMS (WHOQOL-100). Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 19-28, 1999.
GOULART, Íris Barbosa; SAMPAIO, Jader dos Reis. Qualidade de vida no trabalho: uma análise da experiência de empresas brasileiras. In: SAMPAIO, Jader dos Reis (Org.). Qualidade de vida no trabalho e psicologia social. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
HACKMAN, J. Richard; OLDHAM, Greg. R. Development of the job diagnostic survey. Journal of Applied Psychology, [S. l.], v. 60, n. 2, p. 159 –170, 1975.
IALAGO, Ana Maria. Formação e prática docente de professores de inglês em curso livre: um estudo das representações sociais. São Paulo, 2007. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação e Letras, Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2007.
KANIKADAN, Andréa Yumi Sugishita. A qualidade de vida no trabalho dos professores de inglês: aplicação dos modelos de análise biopsicossocial e de competência do bem-estar organizacional. São Paulo, 2005.166 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
LACAZ, Francisco Antônio de Castro. Qualidade de vida no trabalho e saúde/doença. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 151 – 61, 2000.
LANDEIRO, Graziela Macedo Bastos et al. Revisão sistemática dos estudos sobre qualidade de vida indexados na base Scielo. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 10, p. 4257 – 4266, 2011.
LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Indicadores empresariais de qualidade de vida no trabalho: esforço empresarial e satisfação dos empregados no ambiente de manufaturas com certificação ISO 9000. 1996. 296 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
______. Indicadores empresariais de qualidade de vida no trabalho. In: SAMPAIO, Jader dos Reis (Org.). Qualidade de vida no trabalho e psicologia social. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
______. Qualidade de vida no trabalho: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina; RODRIGUES, Avelino Luiz. Stress e trabalho: uma abordagem psicossomática. São Paulo: Atlas, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; HARTZ, Zulmira Maria de Araújo; BUSS, Paulo Marchiori. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 7-18, 2000.
NADLER, David E.; LAWLER, Edward E. Quality of work life: perspectives and directions. Organization Dynamics, New York, v. 1, n. 11, p. 20 – 30, 1983.
OGATA, Alberto; MARCHI, Ricardo. Wellness: seu guia de bem-estar e qualidade de vida. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
PEDROSO, Bruno. Desenvolvimento do TQWL-42: um instrumento de avaliação de qualidade de vida no trabalho. 2010. 129f. Tese (Doutorado) – Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
PEDROSO, Bruno; PILATTI, Luiz Alberto. Guia de avaliação da qualidade de vida no trabalho. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2012.
PEREIRA, Érico Felden et al. Qualidade de vida de professores de educação básica do município de Florianópolis. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 7, p. 1019 – 1028, 2013.
REPPOLD; Caroline Tozzi; SERAFINI, Adriana Jung; MENDA, Samantha Castiel. Psicologia positiva e avaliação de qualidade de vida. In: HUTZ, Claudio Simon (Org.). Avaliação em psicologia positiva. Porto Alegre: Artmed, 2014.
SEIDL, Eliane Maria Fleury; ZANNON, Célia Maria Lana da Costa. Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 580 – 588, 2004.
SOBRAL, Adail Ubirajara; MARTINS, Maria Waleska Siga Peil. A construção identitária de professores de inglês em cursos livres. Leia Escola, Campina Grande, v. 14, n. 1, 2014.
SOUZA, Carlos Fabiano. Representações do exercício docente em cursos livres de idiomas: reflexões acerca de relações dicotômicas no ensino de língua inglesa. Vértices, Campos de Goytacazes, v. 15, n. 1, p. 31-45, jan./abr., 2013.
TAVEIRA, Izabela. Qualidade de vida no trabalho. In: VIEIRA, Fernando de Oliveira; MENDES, Ana Magnólia; MERLO, Álvaro Roberto Crespo. Dicionário crítico de gestão e psicodinâmica do trabalho. Curitiba: Juruá. 2013.
TIMOSSI, Luciana da Silva et al. Adaptação do modelo de Walton para avaliação da qualidade de vida no trabalho. Revista da Educação Física, Maringá, v. 20, n. 3, p. 395-405,2009.
TOLFO, Suzana da Rosa; PICCININI, Valquíria Carolina. As melhores empresas para trabalhar no Brasil e a qualidade de vida no trabalho: disjunções entre teoria e prática. RAC - Revista de Administração Contemporânea. [S. l.], v. 5, n. 1, p. 165 – 193, jan./abr. 2001.
WALTON, Richard E. Quality of Working Life: what Is It?. Sloan Management Review, v. 5, n. 1, p. 11 – 21, 1973.
______. Improving the quality of work life. Harvard Business Review, v. 52, n. 3, p. 12 -16, maio/jun. 1974.
______. Criteria for quality of working Life. In: DAVIS, Louis E.; CHERNS, Albert B. The quality of working life: problems, prospects and the state of the art. New York: The Free Press, 1975. v. 1.
WERTHER, William. B.; DAVIS, Keith. Administração de pessoal e recursos humanos. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.
WESTLEY, William A. Problems and solutions in the quality of working life. Human Relations, v. 32, n. 2, p. 113-123, 1979.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James, R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4767
Direitos autorais 2024 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.