Avaliação das ações do programa interdisciplinar de promoção à saúde e qualidade de vida do idoso – Grupo Renascer: a voz e a vez dos idosos

Maria Tércia Barroso Pereira Malta, Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva

Resumo


Este estudo teve como objetivo avaliar as ações do Programa Interdisciplinar de Promoção e Qualidade de Vida do Idoso – Grupo Renascer do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. A avaliação buscou identificar, por meio de indicadores, se houve impacto do programa na qualidade de vida dos idosos participantes da avaliação. O estudo avaliou, também, o mérito do programa na sua qualidade interna. O instrumento de avaliação utilizado foi um questionário aplicado em 80 participantes do programa. Os resultados da avaliação levaram a concluir que o programa está sendo desenvolvido com mérito através da qualidade de suas ações, alcançando impacto ao contribuir significativamente para melhorar a qualidade de vida dessa população. Recomendações foram feitas para o contínuo aperfeiçoamento do programa, bem como, que seja realizada uma avaliação incluindo outros idosos para aprofundar o diagnóstico para melhorar os pontos frágeis do programa.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4764



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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