Avaliação do uso de uma ferramenta de inteligência empresarial na gestão hospitalar

Maria Aparecida Pena de Almeida, Artur Marecos Parreira e Moreira Gonçalves

Resumo


O presente estudo buscou avaliar o grau de satisfação dos usuários de uma ferramenta de inteligência empresarial, implantada em um hospital, e verificar como esta agrega valor no alinhamento estratégico e no processo decisório. O estudo foi conduzido com base na abordagem centrada em consumidores. Para atingir este objetivo, foi elaborado, a partir das características da usabilidade da Norma NBR ISO/IEC 9126-1, um quadro com as dimensões: segurança/confiança, facilidade de uso, operacionalidade e atratividade, que orientou a construção dos instrumentos avaliativos. Foi aplicado um questionário para os usuários de nível tático, e foram realizadas entrevistas com roteiro de entrevista para os diretores e gerente de tecnologia de informação. Os dados foram organizados e interpretados de acordo com as dimensões pré-determinadas e ao final, sugeridas recomendações. O estudo mostrou que os usuários, tanto do nível estratégico, quanto do nível tático, reconhecem que a ferramenta conduz efetivamente a ganhos de operacionalidade em áreas de desempenho importantes para a instituição, garantindo retorno financeiro, qualidade dos serviços prestados e vantagens competitivas, o que leva a concluir que o investimento feito pelo hospital foi positivo em função da tecnologia escolhida estar em consonância com as necessidades estratégicas da instituição.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4760



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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