Avaliação das condições higiênico-sanitárias das unidades de alimentação e nutrição do Colégio Pedro II

Fabiana Liparoti Viegas, Andreia Ferreira de Oliveira

Resumo


Uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destaca a importância da oferta de alimentos seguros para os alunos atendidos. A segurança dos alimentos está relacionada ao controle de todos os processos que possam garantir que o alimento não irá causar mal à saúde daquele que o consome. Neste sentido, destaca-se as Boas Práticas de Fabricação de alimentos, como forma de garantir a produção de alimentos seguros em Unidade de Alimentação e Nutrição, prevenindo a ocorrência de doenças transmitidas pelos alimentos. O estudo teve por objetivo avaliar em que grau de risco sanitário se encontravam as Unidades de Alimentação e Nutrição do Colégio Pedro II, em relação aos padrões de Boas Práticas de Fabricação de alimentos. O instrumento de avaliação utilizado foi uma lista de verificação já validada, composta por 112 indicadores divididos em seis blocos, 34 sub-blocos. Os resultados evidenciaram, entre outros pontos, que a maioria das Unidades de Alimentação e Nutrição apresentaram grau de risco sanitário regular. Concluiu-se que muito já foi realizado para a melhoria das Unidades de Alimentação e Nutrição e que há execução das Boas Práticas dentro da realidade de cada campus. Porém, as condições higiênico-sanitárias ainda precisam melhorar e é essencial o apoio da Administração.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4751



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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