Avaliação multidimensional do perfil das lideranças de um hospital de grande porte

Erika de Morais Gonçalves, Artur Marecos Parreira e Moreira Gonçalves

Resumo


O presente estudo teve o propósito avaliar o perfil da liderança de um hospital de grande porte do Estado do Rio de Janeiro. O foco da avaliação são os 25 principais líderes que fazem parte do organograma do hospital. São profissionais da área da saúde e afins que atuam multiprofissionalmente nesse hospital. A avaliação buscou, por meio da autoavaliação dos líderes e da avaliação desses líderes pelos colaboradores que fazem parte da equipe, identificar o estilo que os mesmos exercem em sua forma de atuação. Por meio desta dupla avaliação, os líderes puderam ser classificados como democráticos, autocráticos ou permissivos, em termos de estilos de liderança; e foram também classificados quanto ao estilo de gestão, tendo sido utilizadas as categorias executivo, racional, companheiro, inovador ou pragmático. O estudo permitiu concluir que os estilos de liderança e de gestão praticados no hospital em foco apresentam um perfil diferente do visado pela Administração, mas essa diferença é ligeira e proporciona uma base sólida para evoluir para o perfil de liderança desejado.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4750



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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